
A Apple começou a testar uma nova melhoria dedicada ao consumo de vídeos com legendas no seu reprodutor nativo para o iPhone. A novidade foi detetada como parte do iOS 26.4, atualmente na sua versão beta lançada esta semana.
Mais controlo sem sair do vídeo
Conforme os detalhes revelados pelo 9to5Mac, a nova funcionalidade permite alterar a aparência das legendas diretamente enquanto se assiste a um conteúdo. Esta mudança traz mais controlos de estilo para o reprodutor nativo, ultrapassando as simples opções de ligar, desligar ou escolher o idioma.
Os utilizadores passam a contar com quatro configurações predefinidas para as legendas: clássico, texto grande, texto com contorno e fundo transparente. Para quem procura algo mais específico, existe também uma secção dedicada à criação de um estilo próprio, onde é possível ajustar o tipo de letra, o tamanho e a cor.
A capacidade de personalização avançada das legendas já existia no sistema operativo, mas estava escondida nas definições de acessibilidade. Com esta alteração, a marca pretende dar mais visibilidade à ferramenta, facilitando os ajustes em tempo real sem obrigar o utilizador a navegar pelos menus do sistema.
Expansão para outros ecrãs e lançamento
Esta ferramenta não está limitada apenas aos telemóveis. Uma funcionalidade semelhante está também a ser implementada para os equipamentos de sala, através da plataforma em testes tvOS 26.4. No caso do iPhone, a mesma interface de personalização pode ser encontrada na aplicação de vídeo da marca e na reprodução através do navegador Safari.
De momento, o novo sistema operativo está restrito à sua versão beta para programadores. A versão pública para todos os equipamentos compatíveis tem o seu lançamento previsto para os meses de março e abril deste ano.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!