1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

espanha em formato digital

As autoridades de Espanha detiveram quatro alegados membros de um grupo hacktivista suspeito de realizar uma série de ataques cibernéticos focados em ministérios, partidos políticos e diversas instituições públicas.

A origem dos ataques e a ligação a Valência

O grupo, que se autodenominava Anonymous Fénix e que alegava ter ligações ao conhecido coletivo de hackers, orquestrou campanhas de negação de serviço (DDoS) contra múltiplos alvos no território espanhol e em vários países da América do Sul. Os primeiros incidentes registados começaram em abril de 2023, mas a atividade da rede atingiu o seu pico de intensidade no final de outubro de 2024, logo após as inundações trágicas que assolaram Valência.

Nessa altura, os elementos do grupo atacaram dezenas de portais governamentais, utilizando as suas plataformas para acusar diretamente as autoridades pela destruição e pelas vítimas causadas pela tempestade. Para ampliar o seu alcance, a rede utilizou ativamente o X e o Telegram para espalhar mensagens contra o governo e recrutar novos voluntários para as suas campanhas de ciberataques.

Desmantelamento da rede e operações recentes

A operação policial decorreu em várias fases para desmantelar a cúpula da organização. O administrador e o moderador do grupo foram detidos numa primeira investida em maio de 2025, nas zonas de Alcalá de Henares e Oviedo. Através da análise rigorosa dos equipamentos apreendidos nestas detenções, os investigadores conseguiram identificar mais dois operacionais considerados de elevada atividade, que acabaram por ser capturados no início deste mês em Ibiza e Móstoles.

Como consequência direta destas ações, os tribunais espanhóis ordenaram a apreensão das contas do grupo no X e no YouTube, ditando ainda o encerramento do seu canal de comunicação principal.

Esta operação enquadra-se num esforço mais amplo de combate ao cibercrime na região. Nos últimos meses, as autoridades já tinham detido um suspeito de 19 anos em Barcelona por invasão de redes empresariais e desmantelado a plataforma GXC Team, que comercializava ferramentas de phishing e malware. Mais recentemente, em janeiro, foram também capturados 34 suspeitos ligados a uma rede de fraude cibernética, de acordo com as informações partilhadas pela Guarda Civil Espanhola.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech