1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Depois de muita espera, o Google Drive foi finalmente lançado. Com diversas funcionalidades inovadoras, o serviço oferece 5GB de armazenamento gratuito, com possibilidade de upgrade até 16TB, mais do que suficiente para armazenar qualquer ficheiro que pretenda.
Mas o Google Drive não é o único serviço disponível do género. O Dropbox e o Skydrive são vistos como dois dos principais concorrentes ao novo serviço da Google.

No TugaTech deixamos a comparação entre os diversos serviços, para comparar-mos se realmente vale a pena utilizar o serviço da Google. Analisamos diferentes pontos cruciais entre os serviços para selecionarmos o melhor serviço de armazenamento na nuvem – Google Drive, Skydrive ou Dropbox.

Espaço de armazenamento
A nível do espaço disponível para armazenamento, de uma forma inicial e sem upgrades, o Skydrive ganha pontos. O serviço oferece 7GB de forma gratuita, sendo que, por um tempo limitado, é possível efectuar o upgrade gratuito até 25GB, pelo link https://skydrive.live.com/ManageStorage .

Em seguida surge o Google Drive, que oferece 5GB gratuitos. Além deste espaço, caso utilize o Gmail a sua conta passa a ter 25 GB de armazenamento.

Por fim surge o Dropbox, com 2GB de oferta. No entanto este serviço possui a particularidade de permitir o upgrade gratuito até 18GB, caso referencie o serviço a mais contactos e estes registem as suas contas, sendo oferecido 500 MB por referido. No entanto, como nos encontramos a centrar nos valores iniciais, o serviço surge em ultimo lugar neste campo.

Custos de upgrades no Espaço de armazenamento
Mais uma vez, no campo dos custos dos upgrades de espaço, o Skydrive volta a ganhar pontos. Por 8 euros anuais é adicionado 20GB de armazenamento na sua conta. Existe ainda a possibilidade do upgrade em 50GB, por 19 euros/ano, e de 100GB por 37 euros/ano.

Na segunda posição surge o Google Drive, que apesar de possuir preços ligeiramente mais elevados, possibilita mais opções de upgrades, assim como um máximo de 16TB, mais do que em qualquer outro serviço testado. Por 2,49 dólares/mês é possível efectuar o upgrade para 25GB e por 4,99 dólares/mês passa para os 100GB. O valor máximo de 16TB possui um custo mensal de 799 dólares.

Já o Dropbox é o mais caro de todos os serviços, com o upgrade de 50GB por $99.00/ano e o de 100GB por $199.00/ano.

Upload máximo permitido
Neste campo o Google Drive obtém uma vantagem significativa em comparação aos restantes serviços, permitindo o upload de ficheiro com um máximo de 10GB.

O Skydrive surge em seguida, com o máximo permitido de 2GB.

Por fim, o Dropbox permite o máximo de 300MB a partir da interface online, no entanto a aplicação do serviço não possui limite.

Aplicações para desktop e dispositivos moveis
Em termos de aplicações, todas possuem uma interface de simples utilização, baseando-se numa drive ou pasta criada especificamente para a sincronização online.

O principal ponto neste campo passa pela disponibilidade nos diferentes sistemas. Neste caso o Dropbox ganha com uma clara vantagem em relação aos seus “competidores”. O serviço possui uma aplicação para os sistemas Windows, Mac, Linux, Android, iOS e BlackBerry.

Em segundo lugar surge o Skydrive, com a aplicação disponível para Windows, Mac, iOS e Windows Phone.

Já o Google Drive surge na ultima posição, com a aplicação disponível para Windows, Mac e Android, sendo prometida uma versão para iOS brevemente.

Funcionalidades
Relativamente às funcionalidades de cada serviço, cada um possui os seus prós e contras. Em termos de igualdade surge o Google Drive com o Skydrive, essencialmente por ambos possuírem ferramentas de edição de documentos online. No entanto o Google Drive ganha uma ligeira vantagem por possuir algumas opções adicionais, como o Youtube e o Picassa.

Quanto ao Dropbox, recentemente foi lançado o sistema de partilha directa de links, no entanto possui em falta diversas opções e funcionalidades disponíveis nos concorrentes.

E, no final, qual é o melhor?
Chega a parte de decidir qual o melhor serviço. No entanto a resposta final cabe ao utilizador, dependendo dos objectivos.

Caso utilize o sistema operativo Windows ou Windows Phone e necessite de mais espaço de armazenamento gratuito, o Skydrive é a melhor opção.

O Google Drive ganha a vantagem de permitir a integração na nuvem dos diversos serviços, que já são largamente utilizados pelos utilizadores online.

Já o Dropbox possui como único incentivo o facto de ser o serviço com uma maior compatibilidade entre os diversos sistemas, sendo o que possui o maior numero de aplicações para o mais variado leque de sistemas.

Portanto: Qual o melhor serviço para si? Deixe nos comentários…

SkySurfer

Mensagem Qui 26 Abr 2012 - 1:57 por SkySurfer

Bem a resposta varia consoante a necessidade de cada um, ou melhor consoante a finalidade, por exemplo, se o uso de um destes serviços é pessoal ou para uma empresa. Tendo em conta a capacidade máxima gratuita oferecida o melhor é o skydrive, daí que este seja o meu preferido. Não querendo fugir muito ao tópico, pois a questão é entre estes 3 serviços, tenho no entanto a dizer que se fosse a utilizar um qualquer destes serviços, tendo apenas em conta a capacidade máxima gratuita oferecida e mais nenhum factor, o ADrive é bem melhor que qualquer um destes, pois disponibiliza 50gb gratuitos. Mas pessoalmente, e já que esse é o âmbito da questão, não utilizaria nenhum a não ser que me fosse claramente vantajoso ou necessário. Razão? Gosto da minha privacidade Wink





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech