
A Google acredita que o futuro da pesquisa passa por uma personalização cada vez maior, impulsionada por modelos de linguagem de grande escala. Para tornar a experiência de pesquisa ainda mais pessoal, a empresa planeia permitir que o seu Modo IA aceda a informações de serviços como o Gmail e o Google Drive.
Uma pesquisa à sua medida
A novidade foi partilhada por Robby Stein, da Google, durante a sua participação num podcast com a Silicon Valley Girl, e posteriormente destacada por Gagan Ghotra no X. Stein revelou que a empresa está a explorar formas de permitir que os utilizadores optem por uma experiência de pesquisa com personalização melhorada. "Queremos que as pessoas possam ajudar a Google e os seus serviços a saber mais sobre si, para que possam ser mais úteis", afirmou.
Isto significa que, no futuro, o Modo IA poderá extrair detalhes dos seus emails, documentos e outras aplicações da Google para fornecer respostas verdadeiramente personalizadas. Por exemplo, poderá resumir informações de voos a partir do Gmail, criar um horário utilizando o Calendário ou obter ideias de viagens a partir de ficheiros no Maps e no Drive.
Primeiros passos já em teste
Questionado sobre uma data concreta para esta integração, Stein não se comprometeu, afirmando apenas que "está por determinar". No entanto, adiantou que a Google já começou a testar algumas versões iniciais desta tecnologia. "Lançámos recentemente alguns passos nesta direção. No Labs, já é possível optar por uma nova experiência para personalizar compras e recomendações locais de restaurantes", explicou.
Embora não seja claro se a Google planeia treinar os seus modelos com informações pessoais, a empresa garante que esta funcionalidade será totalmente opcional, cabendo ao utilizador decidir se pretende ou não partilhar os seus dados para obter uma experiência mais personalizada.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!