1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Boas, a uns dias atrás instalei o Windows 8, e fiz dual boot com Win7.
Depois tive alguns problemas a desinstalar o Windows 8, então pesquisei .
Agora quero ajudar a comunidade escrevendo este tutorial de como desinstalar o Windows 8 tendo-o em dual boot com Windows 7 ou qualquer outro S.O..

1º Já que vamos remover o Windows 8, a primeira coisa a fazer é arrancar o sistema a partir do Windows 7. Sempre podemos usar a linha de comandos para manipular as configurações de boot, mas encontrei um pequeno programa gratuito que simplifica tudo. Podem fazer download dele aqui . Depois de fazeres download do programa , é facil de instalares, é só "next, next, finish". Quando estiver instalado, abre o programa.

2º - Agora precisamos de eliminar o Windows 8 da base de dados do boot, no lado esquerdo irá haver um botão "Edit Boot Menu", carreguem nele.

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 8e5ec29e

3º - Quando carregarem, do lado direito irão ver uma lista dos sistemas operativos que tem instalados no vosso(s) disco(s), Seleccionem a entrada "Windows 8", quando a tiverem seleccionada carreguem em "Delete". Vai aparecer um prompt com uma mensagem de confirmação e carreguem "Yes".

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Sshot-14

4º - Agora que o Windows 7, é a unica entrada na base de dados, precisamos de defini-la como default. Para fazer isso seleccionem a "check box", que esta por baixo da coluna "Default".

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Sshot-15

5º - Já que o Windows 7 vai ser o nosso unico sistema operativo, devemos seleccionar a opção "Skip the boot menu", por baixo das "Timeout Options".

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Sshot-16

6º (Opcional) - Agora podem carregar no butão "Save Settings". Para confirmar se as alterações foram guardadas devem reiniciar o computador, e ele deve entrar directamente no Windows 7.

7º - Ainda precisamos de recuperar o espaço que o Windows 8 esta a ocupar. Isto pode ser feito com o utiliário do Windows, para o lançar pressionem a Tecla de Windows + R que abrirá a caixa Executar, escrevam “diskmgmt.msc”, sem as aspas e carreguem Ok.

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Abf65e90

8º - Quando o programa iniciar, precisamos de apagar o volume que contem o Windows 8. Para isso carreguem com o botão direito do rato em cima da partição/Disco que o contem, e carreguem em "Delete Volume". Vai aparecer uma prompt a avisar que todos os dados serão apagados, carreguem "Yes" para continuar.

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Sshot-18
AVISO! : Todos os dados dessa partição serão eliminados.

9º - Neste momento deves ver uma partição vazia com um cabeçalho preto.

[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Sshot-19

10º - Agora podem alargar as outras partições ou formatar. Para formatar botão direito em cima da partição vazia, carregar em formatar e seguir os paços.

Este é o meu primeiro tutorial, espero que ajude muitas pessoas.

paulito007
Escrito por
paulito007

Encontrou algum erro neste artigo?
DJPRMF

Mensagem Qua 8 Ago 2012 - 14:27 por DJPRMF (Conectado)

Boa partilha. Smile

paulito007

Mensagem Qua 8 Ago 2012 - 14:29 por paulito007

Obrigado Smile
Vou ver se começo a fazer mais tutoriais para ajudar as pessoas Very Happy

avatar

Mensagem Sáb 22 Set 2012 - 20:16 por picotoslb

Boas,

originalmente tinha dois discos o C (onde estava só o W7) e o disco D que era o disco onde eu guardava os meus documentos, etc...

Reduzi o volume do C para instalar o W8 em dualboot.
Resultado: tenho o W7(no disco D) e o W8(no disco C) e o Disco E onde tenho os meus documentos .

Mas pretendo eliminar o W7.

Fiz tudo o que está no tutorial e o pc reiniciar com o widows 8.
Na hora de eliminar o disco que contem o W7, clico lado direito, mas não dá para eliminar, pois a opção nem sequer aparece. Como faço para eliminar?

Junto em anexo o printscreen
[Tutorial] Como remover o Windows 8 Dual Boot com Win.7 Telaa

DJPRMF

Mensagem Sáb 22 Set 2012 - 20:21 por DJPRMF (Conectado)

Boas,

Agradeço que crie um novo tópico coma sua duvida para uma explicação mais detalhada.

No entanto é possivel que necessite de aceder a partir de um CD Live, tipo Ubuntu, para alterar as partições. Wink

avatar

Mensagem Sáb 22 Set 2012 - 20:27 por picotoslb

DJPRMF escreveu:Boas,

Agradeço que crie um novo tópico coma sua duvida para uma explicação mais detalhada.

No entanto é possivel que necessite de aceder a partir de um CD Live, tipo Ubuntu, para alterar as partições. Wink

Boas, mas queria aproveitar o tutorial anterior que me parce fácil de seguir, eu não expert na materia e não queria andar mezer com essa coisas dos unbuntus!

Como faço, não sou entendido na maateria! Podes me ajudar?





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech