1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Há um concurso de poemas no Twitter!
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Há um concurso de poemas no Twitter! em Ter 22 Mar 2011 - 13:05

DJPRMF

Responder SS-2011-03-22_13.05.33
«Poeme-se»! É este o nome do concurso literário do jornal brasileiro «Sobrecapa Literal», que desafia os leitores a criarem poemas com um máximo d 140 caracteres para o Twitter.

O concurso foi idealizado pelo Sérgio Bernardo, poeta, na coluna que assina no jornal, chamada «Sem poesia não dá». A editora e também escritora brasileira Ana Cristina Melo adorou a ideia.

O tvi24.pt falou com os dois escritores sobre este projecto que começa no Brasil, no Rio de Janeiro, mas que pode correr mundo. No Dia Mundial da Poesia, «poeme-se»!

Como é que surgiu a ideia de criar um concurso de poemas no twitter?
Sérgio Bernardo: A ideia não é nossa. Outras iniciativas semelhantes já foram levadas a efeito. Podemos citar como exemplo o concurso promovido pela Fliporto (Festa Literária de Pernambuco), em 2010, que recebeu mais de mil poemas, de 391 poetas. A intenção com o nosso concurso no Twitter é atender a esse público que se está formando e privilegiar a concisão na poesia, o «dizer mais com menos» que se vem impondo como uma necessidade no mundo actual.

Como é que tem corrido o concurso?
Sérgio Bernardo: O prazo de inscrição encontra-se aberto até o dia 18 de Abril e já recebeu um bom número de trabalhos.

Receberam algum feedback ao concurso por parte de outros escritores?
Ana Cristina Melo: Normalmente as promoções feitas pelo site «Sobrecapa» são muito apoiadas por vários escritores que acompanham o trabalho que fazemos. O objectivo dessas promoções, como os sorteios de livros ou esse concurso de poesias que incentiva a criação (num formato inédito para o site), visa sempre dar o valor que a literatura merece.

Enquanto membros de uma associação de escritores de literatura juvenil e infantil, acham que esta é uma maneira de aproximar os jovens da literatura e não uma «ofensa» à poesia?
Sérgio Bernardo: Não vemos por que seria uma «ofensa» à poesia. Poemas concisos, como os haikais, no Japão, têm mais de dois mil anos de história. E a velha quadra portuguesa, mais de 800 anos, ainda encontrando adeptos em pleno século XXI.

Ana Cristina Melo: As criações em espaços menores é algo que acontece com frequência. Eu, como escritora não só infantojuvenil, como também de ficção adulta, já acompanhei vários concursos promovidos no Twitter com a criação de mini-contos. Há pouco tempo houve um concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras. Acho que o incentivo é sempre pela criação e pelo desafio de trabalhar a concisão. Não há qualquer ¿ofensa¿ à poesia, como o Sérgio nos explica tão bem.

Podem dar-nos um exemplo de poema com 140 caracteres?
Sérgio Bernardo: Claro que podemos. Até mais de um. Iniciemos com Bashô, poeta japonês do século 17: «O velho tanque:/ uma rã mergulha / dentro de si». Por não caberem aqui, remetemos os leitores a qualquer uma das «Quadras ao gosto popular», de Fernando Pessoa. E fechamos com um dos poemas premiados, no ano passado, no concurso da Fliporto: «FINESSE - dona de uma fineza absoluta:/ na sala, Sartre,/ na cama, Sutra», de Mucio de Lima Gôes.
Fonte: TVI24



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech