1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » ADATA confirma ter sido alvo de ataque de ransomware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

ADATA confirma ter sido alvo de ataque de ransomware em Ter 8 Jun 2021 - 22:23

DJPRMF

ADATA logo

A fabricante de memórias RAM e dispositivos de armazenamento ADATA é a mais recente vítima de um largo ataque de ransomware, onde diversa informação da entidade terá sido encriptada e roubada.

A ADATA é uma reconhecida fabricante de memórias RAM e dispositivos de armazenamento para computadores, como discos rígidos e pens USB. Inclui ainda no seu portefólio outros produtos associados a tecnologia, como produtos gaming e acessórios para smartphones e tablets.

A empresa, sediada no Taiwan, confirmou ter sido alvo de um ataque na sua rede interna no dia 23 de Maio de 2021. Quando o ataque foi identificado, a entidade procedeu com o isolamento de todos os sistemas afetados o mais rapidamente possível, tendo também contactado as autoridades para comunicar o incidente.

De acordo com o portal BleepingComputer, a empresa terá confirmado o ataque e os dispositivos afetados pelo mesmo já se encontram em fase de recuperação. A empresa acredita que o ataque terá sido contido com sucesso e sem prejudicar as normais operações da marca no mercado – tanto a nível das suas atividades com os clientes como das linhas de produção.

Apesar de a fabricante não ter confirmado a origem do ataque, acredita-se que o mesmo poderá ter tido origem sobre o conhecido ransomware “Ragnar Locker”. No site da dark web associado com os criadores do ransomware, estes afirmaram recentemente ter obtido mais de 1.5TB de dados da ADATA antes de o processo de encriptação dos conteúdos ter sido aplicado.

Até agora o grupo responsável pelo ransomware apenas demonstrou a existência de alguns ficheiros e pastas em capturas de ecrã, mas encontra-se em aberto a possibilidade de todos os dados serem publicamente disponibilizados caso a ADATA não pague o resgate.

Entre os documentos que, alegadamente, o grupo terá obtido encontram-se vários ficheiros financeiros, projetos da empresa, informação confidencial, código fonte de aplicações e algumas informações de parceiros associados com a marca. A extensão dos dados pode, no entanto, ser mais elevada – ainda se desconhece se possível informação de clientes da empresa terá sido afetada.

De relembrar que o Ragnar Locker foi o mesmo ransomware que em Abril de 2020 afetou a empresa EDP em Portugal, com um pedido de quase 1580 bitcoins de resgate – cerca de 10 milhões de dólares.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech