1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

pessoa a encher o depósito gasolina

Com a previsão de uma subida acentuada no preço dos combustíveis já a partir de 16 de março, que deverá encarecer o gasóleo e a gasolina simples em cerca de 10 cêntimos por litro, o executivo português decidiu agir. Para atenuar o choque na carteira dos condutores, o Governo comunicou uma nova redução no desconto extraordinário do Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos.

As contas oficiais indicam que o alívio fiscal, com o respetivo impacto no IVA, será de 1,8 cêntimos para o gasóleo simples e de 3,3 cêntimos para a gasolina. Se estas previsões se mantiverem, os condutores vão encontrar o gasóleo a um preço médio de 1,919 euros por litro, evitando a barreira dos 1,937 euros. Do lado da gasolina simples, o valor deverá fixar-se nos 1,847 euros por litro, recuando face aos 1,88 euros inicialmente previstos.

Importa lembrar que, na semana passada, o Estado já tinha aplicado um desconto de 4,3 cêntimos exclusivamente ao gasóleo, uma vez que este foi o único a ultrapassar a margem de agravamento de 10 cêntimos estabelecida para ativar a medida.

Uma estratégia cumulativa com a Europa atenta

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, explicou que esta mecânica de proteção atua de forma cumulativa, tendo como base os valores registados a 6 de março. Somando as ajudas das últimas duas semanas, os portugueses beneficiam de um corte total de 6,1 cêntimos no gasóleo e 3,3 cêntimos na gasolina. Estes apoios servem para abafar os aumentos acumulados no mesmo período, que se situam na ordem dos 30 e 17 cêntimos, respetivamente.

Este escudo fiscal vigora em Portugal desde 2022, altura em que a invasão da Ucrânia pela Rússia desestabilizou os mercados energéticos. A sua aplicação tem sido afinada ao longo do tempo, consoante o sobe e desce das cotações. Segundo o ministro, a Comissão Europeia já foi notificada desta intervenção temporária, não se prevendo qualquer objeção por parte das autoridades na Europa.

A tensão no Médio Oriente dita as regras

A instabilidade que sentimos nos postos de abastecimento tem uma origem geográfica clara. A escalada do conflito no Médio Oriente levou ao encerramento do Estreito de Ormuz, uma artéria vital por onde navega perto de 20% de todo o petróleo comercializado mundialmente. O efeito dominó não demorou a chegar aos índices financeiros, empurrando o barril de Brent de uns tranquilos 72 dólares para a fasquia dos 100 dólares, um teto que foi furado por diversas vezes nos últimos dias.

O atual cenário bélico desenrolou-se há cerca de duas semanas, desencadeado por ataques conjuntos de Israel e dos Estados Unidos ao Irão, sob a justificação de neutralizar ameaças iminentes. Teerão não tardou em responder, lançando drones e mísseis contra posições israelitas e bases militares norte-americanas na região. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já deixou claro que não há indicações de cessar-fogo e garantiu que a ofensiva se vai manter pelo tempo que for necessário, perspetivando-se um conflito que poderá prolongar-se ao longo das próximas semanas.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech