1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Apple corrige falha grave no macOS que permitia executar aplicações maliciosas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple corrige falha grave no macOS que permitia executar aplicações maliciosas em Qua 29 Dez 2021 - 20:04

DJPRMF

Apple logo sobre ataque

A Apple lançou uma nova atualização para o macOS, com vista a proteger o sistema de uma vulnerabilidade que poderia permitir a execução de conteúdos maliciosos no sistema.

A falha poderia permitir que aplicações maliciosas contornassem as medidas de segurança do Gatekeeper, o sistema de segurança da Apple para o macOS. O mais grave seria que a falha podia ser explorada através do uso de arquivos vulgares, como ficheiros PDF.

Ao ser explorada, a falha permitia aos atacantes colocarem conteúdos em segundo plano, sem que os utilizadores tivessem conhecimento de tal. O malware poderia instalar-se no sistema silenciosamente, e permanecer ativo sem qualquer indicação de tal para os utilizadores.

exemplo do ataque

Segundo o investigador Gordon Long, responsável pela descoberta da falha, os arquivos maliciosos poderiam ser descarregados da internet em sites direcionados para explorar o ataque. Quando executados, estes realizavam as atividades maliciosas sem qualquer notificação para o utilizador.

De notar que este problema foi corrigido com a chegada do macOS 11.6, mas apenas agora a Apple decidiu revelar detalhes sobre o mesmo, tendo em conta que a maioria dos sistemas já se encontram atualizadas para versões mais recentes.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech