1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google regista o maior ataque DDoS da história da Internet
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google regista o maior ataque DDoS da história da Internet em Qui 18 Ago 2022 - 18:26

DJPRMF

Ataque DDoS

A Google confirmou ter bloqueado o que pode ser considerado um dos maiores ataques DDoS de todos os tempos. A empresa afirma que um dos seus clientes do Google Cloud Armor foi alvo recentemente de um ataque DDoS em larga escala, que se veio a confirmar ser também um dos maiores de sempre na história da Internet.

Segundo a Google, o ataque foi realizado sobre HTTPS e atingiu os 46 milhões de pedidos por segundo (RPS). Este é um dos maiores registos de ataques deste género na história da Internet, e ultrapassa o anterior recorde.

O ataque terá durado apenas dois minutos, escalando dos 100.000 RPS para o recorde de 46 milhões. De relembrar que o recorde anterior encontrava-se nos 26 milhões de RPS, tendo sido mitigado em Junho deste ano.

O ataque foi realizado no dia 1 de Junho, tendo começado por afetar os sistemas de distribuição de carga da entidade com 10.000 RPS. No entanto, em apenas oito minutos, o ataque aumentou para os 100.000 RPS, o que ativou também o serviço Cloud Armor da Google.

imagem do ataque DDoSS

Para se ter uma ideia da magnitude deste ataque, a Google afirma que o mesmo terá sido equiparado a receber todo o tráfego da Wikipédia num dia em apenas 10 segundos. Cerca de 69 minutos depois do ataque ter começado, este seria dado como terminado.

O cliente não terá sido afetado uma vez que possuía a proteção contra este género de ataques ativa. A empresa acredita que o ataque apenas terá sido terminado porque a origem do mesmo verificou que não estava a ter o resultado pretendido, e derivado dos elevados custos de realizar o mesmo, não se manteve por mais tempo.

A Google afirma ainda que o ataque terá sido originado de apenas 5256 IPs diferentes, em 132 países, tendo sido feito sobre HTTPS, uma das formas mais complexas de ataque – uma vez que a encriptação das ligações HTTPS torna a tarefa consideravelmente mais exigente a nível de recursos.

A origem do ataque ainda não terá sido identificada, mas acredita-se que seja associada com a Botnet “Meris”, a mesma que realizou o ataque contra a Cloudflare.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech