1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Universidade de Stanford falhou durante quatro meses a identificar ransomware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Universidade de Stanford falhou durante quatro meses a identificar ransomware em Qua 13 Mar 2024 - 13:01

DJPRMF

Entrada da universidade de Stanford

A Universidade de Stanford confirmou que foi vítima de um incidente informático, que terá permanecido indetetável durante quase quatro meses. O ataque terá ocorrido durante o ano passado, e os atacantes mantiveram acesso aos sistemas da instituição por quatro meses antes de terem sido identificados.

Em outubro de 2023, o grupo de ransomware Akira tinha indicado que teria obtido dados da instituição, no que aparentava ser um ataque de ransomware aos sistemas internos da mesma. No entanto, na altura, a Universidade apenas indicou que estaria a investigar a situação, sem mencionar diretamente um roubo de dados.

Esta confirmação apenas viria a surgir mais tarde, quando uma notificação foi enviada para 27.000 pessoas afetadas pelo ataque. Na mesma, a Universidade confirmava o ataque de ransomware, com consequente roubo de dados, e forneceu alguns detalhes sobre a investigação que teria sido feita.

No entanto, os documentos apresentados durante esta semana para as autoridades dos EUA, revelam ainda mais detalhes sobre o caso. Aparentemente a Universidade terá sido atacada, mas apenas quatro meses depois é que esta terá obtido conhecimento de tal.

No relatório apresentado às autoridades dos EUA, a Universidade afirma que as investigações levaram a indicar o ataque como tendo ocorrido a 12 de Maio de 2023, mas apenas a 27 de Setembro do mesmo ano é que este acesso indevido foi identificado pela instituição. Durante mais de quatro meses, os atacantes tiveram acesso à rede interna e sistemas da instituição, período que terão usado para roubar dados sensíveis da mesma, antes de bloquearem os sistemas com o ransomware.

De momento ainda se desconhecem detalhes sobre a informação que foi concretamente comprometida, mas é possível que envolva diversas divisões da universidade.

Todos os utilizadores afetados pelo ataque terão recebido 24 meses de serviço de monitorização para fraudes bancárias e possuem acesso a um sistema de seguro de 1 milhão de dólares, para cobrir possíveis perdas relacionadas com o ataque.

Enquanto isso, o grupo de ransomware Akira afirma ter roubado mais de 430 GB de dados, que inclui documentos internos e dados pessoais de funcionários e docentes em geral. Os dados encontra-se agora disponíveis publicamente pelo grupo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech