1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Spot da Boston Dynamics está agora ainda mais rápido
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Spot da Boston Dynamics está agora ainda mais rápido em Dom 23 Fev 2025 - 13:06

DJPRMF

Spot da Boston Dynamics

Durante o ano passado, a Boston Dynamics revelou o Spot, o cão-robot da conhecida empresa de robótica. E desde essa altura, as várias equipas da Robotics and AI (RAI) Institute têm vindo a tentar contornar algumas das limitações existentes no mesmo, usando como base algumas tecnologias de IA.

E ao que parece, essa investigação está agora a trazer resultados. Marc Raibert, fundador da Boston Dynamics, revelou que o Spot encontra-se agora mais rápido, graças a novas maneiras descobertas pela IA de realizarem as ações.

Com um treino por modelos de IA adaptados para o robot, a equipa foi capaz de colocar o Spot com uma velocidade máxima de 5,2 metros por segundo. Para comparação, na sua versão original, a velocidade máxima do mesmo era de apenas 1.6 metros por segundo.

Isto foi realizado com várias otimizações na forma como as pernas do robot se movem, e como este coloca as mesmas no terreno. Embora possa parecer um movimento “estranho”, é bastante mais simples para o sistema de o realizar, e permite ainda uma maior estabilidade durante o uso normal.

Embora o sistema original fosse baseado na movimentação de um cão, a nova técnica aplicada no Spot permite que o mesmo corra mais rapidamente, tendo um efeito parecido ao de cavalos. Existe mesmo uma fase da corrida em que as quatro pernas do Spot encontram-se fora do solo, e que é visto como crucial para manter a velocidade elevada.

Ao mesmo tempo, a IA pode ajudar a melhorar a técnica para o futuro, tendo em conta que a mesma aprende com cada simulação, e faz pequenos ajustes que podem ajudar a obter velocidades ainda mais elevadas para o futuro.

Farbod Farshidian, um dos investigadores do projeto, afirma ainda que o sistema ajudou a identificar alguns pontos de problemas no Spot. Um deles encontrava-se na bateria, que não estaria a fornecer energia suficiente para as pernas e os diversos componentes no mesmo. Isto fazia com que estas funcionassem de forma mais limitada. Com baterias maiores, é possível fornecer mais energia para as pernas, o que permite “correr” ainda mais rápido.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech