1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Caos na cloud: falha generalizada da Heroku afeta developers e serviços em todo o mundo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Caos na cloud: falha generalizada da Heroku afeta developers e serviços em todo o mundo em Ter 10 Jun 2025 - 16:09

DJPRMF

Heroku com falhas

A Heroku, uma das mais populares plataformas como serviço (PaaS) para o desenvolvimento de aplicações na cloud, está a enfrentar uma falha generalizada que já dura há mais de seis horas. O incidente, que começou na manhã desta terça-feira, está a impedir que programadores acedam à plataforma e está a causar a interrupção do funcionamento de inúmeros sites e aplicações que dependem da sua infraestrutura.

A plataforma, propriedade da Salesforce, é amplamente utilizada por developers para implementar e gerir aplicações sem terem de se preocupar com a complexidade da gestão de servidores e infraestrutura subjacente.

O caos instalou-se: developers sem acesso e apps inoperacionais

Os primeiros relatos do problema surgiram de manhã cedo, com utilizadores a queixarem-se de que as suas aplicações alojadas na Heroku tinham deixado de funcionar. A falha vai mais além, impedindo que os programadores iniciem sessão no painel de controlo da Heroku ou que utilizem as suas ferramentas de linha de comandos (CLI), deixando-os completamente impossibilitados de gerir ou resolver problemas nas suas aplicações.

mensagem a confirmar a falha

Na sua página oficial de estado de serviço, a Heroku reconheceu o incidente. A primeira comunicação, publicada por volta das 07:03 (hora de Lisboa), afirmava: "A partir das 06:03 UTC, a Heroku está a experienciar interrupções intermitentes que estão atualmente a ser investigadas."

Efeito dominó: falha da Heroku alastra-se a outros serviços

O impacto desta falha não se limita ao ecossistema direto da Heroku. Várias empresas e serviços que integram com a plataforma estão a sentir as consequências. Um exemplo notável é a SolarWinds, que confirmou não conseguir processar logs provenientes da Heroku.

"Estamos a observar um incidente com a entrega de logs da Heroku para o SolarWinds Observability SaaS devido a um incidente em curso na Heroku", pode ler-se na página de estado de serviço da SolarWinds. Este é apenas um exemplo do efeito dominó que uma falha numa plataforma central como a Heroku pode causar, afetando a funcionalidade de uma vasta gama de ferramentas e websites que dependem destes serviços para operar corretamente.

Heroku em silêncio sobre as causas e a solução

Até ao momento, a Heroku ainda não forneceu detalhes sobre a causa principal desta interrupção de serviço, nem uma estimativa de quando se espera que a normalidade seja restabelecida. Para os milhares de developers e empresas que confiam na plataforma, a incerteza agrava o impacto de ter as suas aplicações e funcionalidades críticas offline, resultando em perdas de produtividade e, potencialmente, de receita.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech