
A Sony viu-se forçada a suspender as vendas do seu mais recente topo de gama, o Xperia 1 VII. O smartphone, anunciado em maio deste ano, está a ser afetado por problemas de software que levaram a gigante japonesa a tomar esta medida drástica para proteger os consumidores e resolver a situação.
Problemas graves desligam o smartphone inesperadamente
Pouco tempo após o seu lançamento, começaram a surgir múltiplos relatos de utilizadores sobre o comportamento errático do Xperia 1 VII. De acordo com o site GSM Arena, os problemas são variados e parecem afetar um número considerável de unidades.
As queixas mais frequentes incluem:
O telemóvel desliga-se subitamente.
O dispositivo reinicia de forma aleatória.
Em alguns casos, após desligar-se, o smartphone recusa-se a ligar novamente.
A frequência e o volume de queixas levaram a que a Sony agisse rapidamente, interrompendo a comercialização do aparelho enquanto investiga a fundo a origem das falhas.
A solução passa por uma atualização de software
Apesar da suspensão das vendas, a Sony já apresentou uma solução para os atuais proprietários do Xperia 1 VII. Na sua página de suporte oficial, a empresa detalha os passos que os utilizadores devem seguir. Para os modelos que não ligam, a recomendação é pressionar em simultâneo o botão de energia e o de aumentar o volume durante cerca de 20 segundos para forçar o reinício.
De seguida, é crucial instalar a mais recente atualização de software disponibilizada pela marca. A Sony garante que este update foi desenhado para corrigir definitivamente estes problemas. No entanto, a empresa aconselha os utilizadores que continuem a experienciar dificuldades a contactar o serviço de apoio ao cliente para receberem mais instruções.
Mesmo com uma solução já disponível, a Sony afirma que a investigação sobre a causa principal destes bugs ainda está a decorrer.