
A Rivian começou hoje a disponibilizar uma atualização de software significativa para a segunda geração dos seus veículos elétricos R1, introduzindo o novo sistema de condução "Universal Hands-Free". Esta funcionalidade, que tinha sido revelada na semana passada durante o evento de Inteligência Artificial da marca, promete expandir drasticamente as capacidades de assistência à condução, embora com limitações críticas que os condutores devem respeitar.
Liberdade ao volante, mas com olhos na estrada
Com esta atualização, a fabricante afirma que os condutores podem agora tirar as mãos do volante em mais de 3,5 milhões de milhas (aproximadamente 5,6 milhões de quilómetros) de estradas nos Estados Unidos e Canadá. Ao contrário da versão anterior, que estava limitada a cerca de 135.000 milhas de autoestradas mapeadas, o novo sistema funciona numa mistura de autoestradas e ruas de superfície, desde que existam linhas de faixa visíveis.
No entanto, a tecnologia ainda exige supervisão constante. O sistema foi desenhado para manter o veículo na faixa e controlar a velocidade, mas não é totalmente autónomo. Crucialmente, o software não vai parar nem abrandar para semáforos ou sinais de stop. Além disso, o sistema não realiza curvas sozinho nem segue a navegação automaticamente; se o condutor ativar o pisca para virar, o sistema devolve o controlo manual e retoma a assistência após a manobra.
Este lançamento coloca a Rivian numa corrida direta com sistemas semelhantes de marcas rivais como a Tesla e a Ford, numa altura em que a atenção dos condutores e a segurança destes assistentes estão sob escrutínio.
O futuro da autonomia e chaves digitais
A empresa vê este passo como fundamental para o seu objetivo de atingir a autonomia total nos próximos anos. Durante o evento da semana passada, o CEO RJ Scaringe revelou que a Rivian está a desenvolver um novo computador de autonomia com chips personalizados para o futuro SUV R2, previsto para 2026. Este modelo, equipado também com um sensor LiDAR no tejadilho, deverá ser capaz de realizar viagens "ponto a ponto" de forma autónoma, uma funcionalidade que a marca espera lançar em 2026.
Além das capacidades de condução, a atualização de hoje traz novidades para a chave digital. Os proprietários da segunda geração do R1 podem agora adicionar as chaves às carteiras digitais no iPhone, Apple Watch, Google Pixel e telefones Samsung. Para os modelos com quatro motores, foram ainda adicionadas as funcionalidades "Kick Turn" e os modos de condução personalizáveis "RAD Tuner", conforme detalhado nas notas oficiais da Rivian.










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