
O Projeto Debian lançou hoje o segundo Release Candidate (RC2) para a sua próxima grande versão, o Debian 13 'Trixie'. A grande estrela desta atualização é a introdução do suporte para a recuperação de sistemas de ficheiros Btrfs que tenham sido instalados através do popular instalador Calamares. Esta nova versão, que antecede o lançamento final previsto para o final de julho, chega com um conjunto de melhorias significativas, conforme avançado por fontes como o 9to5Linux e detalhado na página oficial do Projeto Debian.
As principais novidades do instalador
O foco desta versão está claramente no polimento da experiência de instalação. Para além da recuperação de sistemas Btrfs, foram implementadas várias melhorias de relevo. O instalador passa a incluir o shim-signed em sistemas AMD64 e ARM64 com Secure Boot ativado, garantindo um processo de arranque mais seguro e compatível.
Foi também implementado um novo mecanismo para assegurar a disponibilidade do systemd-cryptsetup. O instalador passa também a ser mais inteligente, desativando automaticamente as fontes de "cd-rom" quando a instalação é feita a partir de uma pen drive, cartão SD ou um ficheiro ISO, evitando erros desnecessários.
Melhorias técnicas e de sistema
No coração do sistema, a ABI do kernel Linux foi atualizada para a versão 6.12.33+deb13. Os utilizadores podem agora gravar pacotes de firmware diretamente em initrds modificados, e o suporte para síntese de voz nos alvos gráficos foi aprimorado, melhorando a acessibilidade.
Foi também feita uma alteração no suporte à renderização de caracteres japoneses, com a fonte VL Gothic a ser substituída pela MotoyaLCedar, acompanhada de um novo ficheiro Mirrors.masterlist.
Outros ajustes e remoções
Para finalizar, o Debian 13 Trixie RC2 inclui um conjunto de modificações importantes para refinar o sistema:
Ajuste no arranque EFI: A opção force-efi-extra-removable é agora definida como "verdadeira" por omissão em determinados cenários, para auxiliar firmwares EFI com dificuldades de gestão.
Remoção do wget do BusyBox: O applet wget foi removido da coleção de ferramentas BusyBox.
Alteração no DPKG e novo tema: A variável DPKG_UNPACK_OPTIONS deixa de ser configurada com --force-overwrite, uma alteração que acompanha a adaptação do banner do instalador ao novo tema 'Ceratopsian'.