
John Wick Hex, o aclamado e estiloso jogo de tática baseado nos filmes da saga John Wick, está prestes a deixar de poder ser adquirido. Num comunicado publicado na sua página da Steam, a editora Big Fan Games anunciou que o título será retirado de todas as plataformas digitais no próximo dia 17 de julho.
O que acontece a quem já comprou o jogo?
Apesar da remoção das lojas, a editora fez questão de esclarecer o futuro para os atuais proprietários do jogo. Quem já adquiriu o título de ação tática numa das lojas digitais poderá continuar a descarregá-lo e a jogá-lo sem qualquer problema. Da mesma forma, as cópias físicas para consola continuarão a funcionar normalmente.
O mistério por trás da remoção
A Big Fan Games não forneceu uma justificação oficial para a retirada de John Wick Hex das lojas. No entanto, a razão mais provável estará relacionada com o fim de acordos de licenciamento, uma situação comum na indústria que afeta frequentemente jogos baseados em propriedades intelectuais de outras áreas, como o cinema.
Mike Bithell, o diretor criativo da produtora Bithell Games, afirmou no BlueSky que não podia "lançar qualquer luz" sobre o motivo da decisão.
A reação do criador
Na mesma publicação, Bithell, que se notabilizou com o jogo de sucesso Thomas Was Alone e cujo lançamento mais recente foi Tron Catalyst, refletiu sobre o percurso do jogo. "Esta foi uma jornada estranha. Inicialmente dividiu as pessoas, mas agora é um dos favoritos sobre os quais falam comigo quando estou em eventos públicos", escreveu. O criador confessou ainda ser "uma sensação estranha", ao classificar este como o seu "primeiro jogo a desaparecer".
É sempre uma pena ver um título ser retirado do mercado digital. Esta situação representa um revés para a preservação histórica dos videojogos e significa que a equipa de produção perde a oportunidade de alcançar um público mais vasto no futuro. Se tinha interesse em John Wick Hex, tem apenas mais alguns dias para o adicionar à sua biblioteca.