1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Fim de suporte do Windows 10 e Exchange? Microsoft concede fôlego extra mas com regras apertadas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Fim de suporte do Windows 10 e Exchange? Microsoft concede fôlego extra mas com regras apertadas em Qua 16 Jul 2025 - 10:27

DJPRMF

Skype com ampulheta de tempo

A data de 14 de outubro de 2025 representa um marco crítico para muitas empresas, assinalando o fim do suporte para várias versões do Windows 10 e para outros produtos empresariais da Microsoft. No entanto, a gigante de Redmond anunciou um programa de Atualizações de Segurança Alargadas (ESU) que oferece uma sobrevida para alguns destes sistemas, embora com condições muito específicas.

Uma extensão de seis meses para facilitar a migração

A lista de produtos a chegar ao fim de vida (EoL) na mesma data é extensa e inclui o Skype for Business Server 2015 e 2019, Skype for Business 2016 e 2019, e o Exchange 2016 e 2019. Perante o feedback de clientes que ainda estão a finalizar a migração para as novas versões Subscription Edition (SE), a Microsoft decidiu abrir uma exceção.

A empresa publicou avisos detalhados para o Exchange 2016 e 2019 e para o Skype for Business 2015 e 2019, explicando a natureza deste programa. Trata-se de uma resposta direta às necessidades das organizações que precisam de mais alguns meses para concluir as suas transições de forma segura.

Condições restritas e custos associados

É crucial entender que esta iniciativa ESU não é uma extensão geral do ciclo de vida dos produtos e não estará disponível para todos. As organizações interessadas devem contactar o seu representante da Microsoft a partir de 1 de agosto para garantir um período adicional de seis meses de atualizações de segurança. O custo será apresentado através de um orçamento baseado no número de servidores.

Além disso, a cobertura é limitada. A Microsoft apenas fornecerá atualizações para vulnerabilidades classificadas como "Críticas" e "Importantes" pelo Microsoft Security Response Center (MSRC). Estas atualizações serão distribuídas de forma privada aos clientes inscritos no programa ESU, não estando disponíveis através do Windows Update ou de outros repositórios públicos. Nos meses em que não existam falhas de segurança graves, não serão lançadas atualizações, embora a Microsoft mantenha o contacto com os clientes a cada Patch Tuesday.

Aviso final: a migração é a única solução definitiva

A Microsoft adotou uma postura firme, deixando claro que este programa ESU de seis meses não será prolongado para além de abril de 2026. A empresa foi explícita ao afirmar que não haverá mais discussões sobre o tema.

Assim, a recomendação inequívoca para todas as empresas é que acelerem os seus processos de migração para as versões Subscription Edition, tanto do Exchange como do Skype for Business, em vez de dependerem desta extensão temporária. O programa ESU deve ser visto como uma ponte de emergência e não como uma solução a longo prazo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech