
A Xiaomi delineou oficialmente os seus planos de atualização para o Android 16, e a notícia pode não agradar a todos os utilizadores. Vários equipamentos populares da marca, incluindo modelos das linhas POCO, Redmi e até topos de gama, não serão incluídos no ciclo de desenvolvimento do novo sistema operativo. Em vez disso, estes dispositivos terão como atualização final o HyperOS 3, que é baseado no Android 15.
Esta decisão marca o fim do ciclo de vida de software para uma parte significativa do portfólio da Xiaomi, uma prática comum na indústria que alinha a marca com outros fabricantes. A partir de agora, o foco da empresa será a otimização e melhoria do HyperOS para os equipamentos que continuarão a ser suportados.
Modelos POCO que terminam no Android 15
Os seguintes smartphones da submarca POCO receberão o HyperOS 3 como a sua última grande atualização de sistema:
POCO C65
POCO F5 5G
POCO F5 Pro
POCO M6 Pro
POCO X6 Neo
A lista de equipamentos Redmi que não irá além do HyperOS 3
A popular série Redmi é a que conta com mais modelos a chegar ao fim do seu suporte de software, abrangendo várias gamas e séries:
Redmi 12
Redmi 12 5G
Redmi 13C
Redmi 13C 5G
Redmi 13R
Redmi K50 Ultra
Redmi K60
Redmi Note 12 4G
Redmi Note 12 NFC 4G
Redmi Note 12R
Redmi Note 12S
Redmi Note 12T Pro
Redmi Note 12 Turbo
Redmi Note 13 4G
Redmi Note 13 4G NFC
Redmi Note 13 5G
Redmi Note 13R Pro
Tops de gama da Xiaomi também chegam ao fim de linha
Nem mesmo alguns dos modelos flagship da marca escapam a esta decisão. Vários equipamentos das séries Xiaomi 12 e outros modelos de topo concluem o seu ciclo de atualizações com o HyperOS 3:
Xiaomi 12
Xiaomi 12 Pro
Xiaomi 12S
Xiaomi 12S Pro
Xiaomi 12S Ultra
Xiaomi 12T
Xiaomi 12T Pro
Xiaomi Civi 3
Xiaomi MIX FOLD 2
O que esperar do HyperOS 3?
Apesar de ser a atualização final para estes dispositivos, o HyperOS 3 promete trazer novidades interessantes. Segundo as informações, a nova versão da interface da Xiaomi irá introduzir elementos de design inspirados na linguagem "liquid glass" da Apple, procurando oferecer uma experiência de utilização mais refinada e fluida. Além disso, incluirá um editor melhorado para o centro de controlo, garantindo mais opções de personalização.
O calendário da Xiaomi aponta para que o lançamento do HyperOS 3 ocorra em setembro, conforme avançado pelo XiaomiTime.