1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google avança com processo para desmantelar a maior botnet de Smart TVs do mundo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google avança com processo para desmantelar a maior botnet de Smart TVs do mundo em Qui 17 Jul 2025 - 21:12

DJPRMF

Google em smartphone

A Google deu um passo decisivo no combate ao cibercrime ao instaurar um processo judicial contra os operadores daquela que é considerada a maior botnet de Smart TVs a nível global, conhecida como BadBox 2.0. A ação legal visa neutralizar uma vasta rede de dispositivos comprometidos e responsabilizar os seus criadores.

Numa queixa formal, detalhada no blog oficial da Google, a gigante tecnológica alega que esta operação, com base na China, conseguiu infetar mais de 10 milhões de dispositivos não certificados. A lista de equipamentos inclui caixas de streaming de TV, tablets e projetores que correm versões de código aberto do software Android.

O esquema de fraude em grande escala

Os cibercriminosos utilizavam uma tática de duas frentes para comprometer os aparelhos: ou o malware já vinha pré-instalado de fábrica ou era descarregado através de aplicações maliciosas. Uma vez infetados, estes dispositivos eram integrados na botnet e usados para conduzir "fraude publicitária em grande escala e outros crimes digitais", gerando receitas ilícitas para os seus operadores.

Para além do processo judicial, que solicita uma injunção contra os operadores e uma indemnização por danos não especificados, a Google já tomou medidas técnicas. A empresa atualizou o Google Play Protect para que este consiga detetar e bloquear automaticamente as aplicações conhecidas que estejam associadas à botnet BadBox 2.0.

FBI também está a investigar

A luta contra esta ameaça não está a ser travada apenas pela Google. O FBI também está a trabalhar ativamente para desmantelar a BadBox 2.0, tendo emitido um alerta sobre a operação no mês passado. Esta não é a primeira vez que esta rede é notícia; a campanha original da botnet BadBox foi identificada em 2023 e interrompida em 2024, visando principalmente sistemas operativos Android.

Este tipo de atividade cibercriminosa não é uma novidade para a Google. Em 2021, a empresa conseguiu desmantelar a Glupteba, que na altura era uma das maiores botnets existentes, com cerca de um milhão de computadores Windows infetados. A ação atual reforça o compromisso da empresa em proteger o ecossistema digital contra ameaças complexas e organizadas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech