
A VSCO, conhecida pela sua aplicação de edição e partilha de fotografias, está a realizar uma forte investida no mercado da fotografia profissional. A empresa anunciou a aquisição da plataforma The Freelance Photographer e, em simultâneo, o lançamento global da sua nova aplicação de câmara para iOS, a Capture.
A aplicação Capture, que esteve numa fase de lançamento limitado na Irlanda, Austrália e Nova Zelândia desde junho, fica agora disponível em todo o mundo.
A aposta na formação profissional
A aquisição da The Freelance Photographer, uma plataforma que oferece workshops online e presenciais para o estudo de fotografia e videografia, marca um passo estratégico para a VSCO. A plataforma disponibiliza vários cursos, com planos que começam nos 208 dólares (cerca de 195 euros) por mês para o plano de coaching básico, e um plano de 625 dólares (aproximadamente 585 euros) que dá aos subscritores acesso a mais de 50 ferramentas, vários cursos e mentoria pessoal do fundador da empresa, Paul Weaver.
"Existe uma lacuna clara no mercado para a formação em negócios e orientação específica da indústria para profissionais de fotografia emergentes que procuram garantir relações sustentáveis com clientes. A The Freelance Photographer serve como um parceiro de carreira a longo prazo para os criativos, oferecendo uma educação abrangente, uma comunidade de apoio, bem como as ferramentas e a visão de que necessitam para transformar o seu ofício numa carreira", afirmou Eric Wittman, CEO da VSCO, em comunicado.
Capture, a nova ferramenta para criativos
Sendo a primeira aplicação nova da VSCO em mais de uma década, a Capture foca-se na captura de imagens com uma estética predefinida. A aplicação conta com mais de 50 predefinições para imagens, juntamente com alguns efeitos em tempo real. Oferece controlo manual sobre funções da câmara como a velocidade do obturador e a exposição, e pode captar imagens nos formatos RAW e ProRAW. A aplicação permite ainda que os utilizadores sincronizem todas as fotografias com a nuvem da VSCO.
Uma estratégia consolidada para profissionais
Esta dupla aposta enquadra-se perfeitamente no objetivo da VSCO de se dedicar mais aos fotógrafos profissionais. No ano passado, a empresa lançou o VSCO Hub, para permitir que as marcas descubram fotógrafos para diferentes projetos, e o VSCO Sites, que permite aos fotógrafos criar páginas web para exibir o seu trabalho. Mais recentemente, em maio, a empresa lançou o VSCO Canvas, um produto de quadro branco colaborativo que permite aos utilizadores criar moodboards para diferentes projetos.