1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Brave contra-ataca: navegador vai bloquear o "pesadelo de privacidade" do Windows Recall
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Brave contra-ataca: navegador vai bloquear o "pesadelo de privacidade" do Windows Recall em Ter 22 Jul 2025 - 23:02

DJPRMF

Brave navegador com privacidade, e hacker ao lado de computador espião

Se há algo pelo qual o Microsoft Build 2024 será recordado, é a introdução da controversa funcionalidade Windows Recall nos seus novos PCs Copilot+. Apresentada como uma "memória fotográfica" para o seu computador, esta ferramenta funciona tirando constantemente capturas de ecrã da sua atividade para construir uma cronologia detalhada e pesquisável de tudo o que alguma vez viu ou fez.

Quase de imediato, críticos e especialistas em segurança classificaram a funcionalidade como um pesadelo de privacidade, alertando que uma simples infeção por malware poderia dar a um atacante acesso a toda a vida digital de um utilizador. Em resposta à forte reação negativa, a Microsoft prometeu que os utilizadores poderiam filtrar quais as aplicações a serem gravadas, mas alguns programadores não ficaram à espera.

Uma tendência de proteção ao utilizador

Cerca de um mês após a funcionalidade começar a ser disponibilizada para os PCs Copilot+ (estando agora a chegar aos utilizadores na Europa), alguns programadores de aplicações decidiram tomar medidas para proteger os seus utilizadores.

Uma dessas empresas foi a Signal, que implementou uma funcionalidade de auto-exclusão chamada "Screen Security" para impedir que as suas conversas sejam capturadas. Esta utiliza de forma inteligente um indicador de Gestão de Direitos Digitais (DRM) para ocultar a janela da aplicação durante uma tentativa de captura de ecrã, a mesma tecnologia que serviços de streaming como a Netflix usam para impedir a gravação de filmes.

Brave junta-se à luta pela privacidade

Agora, o navegador Brave juntou-se à iniciativa, anunciando no X que irá bloquear o Recall por defeito com a sua atualização v1.81, esperada para as próximas semanas.

Embora a Microsoft tenha afirmado que o Recall não capturaria conteúdo de janelas de navegação privada, a nova atualização do Brave simplesmente informa o sistema operativo Windows que todas as suas janelas do navegador são privadas. Isto impede que o Recall tire capturas de ecrã de qualquer atividade no Brave, e não apenas o que se passa num separador designado como privado.

No seu anúncio, a empresa deu algum crédito à Microsoft por ter feito alterações após o clamor público inicial, como tornar o Recall uma funcionalidade de ativação opcional. No entanto, a empresa continua a sentir que dar a qualquer aplicação acesso irrestrito ao histórico de navegação de um utilizador representa um risco demasiado grande.

Se, por algum motivo, gosta da funcionalidade Windows Recall, pode desativar a futura proteção do Brave navegando até às Definições, de seguida Privacidade e Segurança, e desativando a opção "Bloquear o Microsoft Recall".



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech