
A Apple acaba de disponibilizar as primeiras versões beta públicas dos seus novos sistemas operativos. Após um período de testes restrito a developers, o iOS 26, iPadOS 26 e macOS 26 Tahoe chegam agora a todos os utilizadores que queiram experimentar as novidades em primeira mão.
Para quem não acompanhou a WWDC 2025, a Apple alterou a sua estratégia de nomenclatura. A empresa de Cupertino decidiu unificar a numeração dos seus sistemas operativos com o ano corrente, o que resultou num salto significativo do iOS 18 diretamente para o iOS 26, com o iPadOS, watchOS, tvOS e macOS a seguirem o mesmo caminho.
Como instalar as novas versões beta
Se tem um iPhone, iPad ou Mac compatível, pode inscrever-se no programa de software beta através do site oficial do programa beta da Apple. Será necessário iniciar sessão com o seu Apple ID e descarregar um perfil de configuração. Após a instalação do perfil, a atualização estará disponível no menu Definições > Geral > Atualização de Software.
A lista de dispositivos compatíveis com as novas versões pode ser consultada diretamente na página da Apple.
Avisos importantes antes de atualizar
Apesar de as betas públicas serem consideravelmente mais estáveis que as versões para programadores, é crucial lembrar que se trata de software pré-lançamento. Como tal, podem existir falhas de estabilidade, um consumo de bateria superior ao normal e outras imperfeições.

Este ano, os riscos são acrescidos pela introdução da nova linguagem de design "Liquid Glass". Este novo visual foi alvo de várias alterações durante as primeiras semanas de testes, após uma receção inicial bastante crítica por parte de utilizadores e programadores.
Se mesmo assim desejar avançar, é fundamental realizar uma cópia de segurança de todos os seus dados importantes. Esteja preparado para a necessidade de restaurar o seu dispositivo para a versão estável anterior (como o iOS 18) caso algo corra mal. A cautela é aconselhada, pois um simples bug pode transformar o seu equipamento num aparelho inutilizável.
O lançamento final do iOS 26 e restantes sistemas operativos é esperado entre setembro e outubro de 2025, coincidindo com a apresentação dos novos modelos de iPhone e outros produtos da marca.