
A Whistle, empresa subsidiária da Mars conhecida pelos seus localizadores para animais de estimação, anunciou no seu blog oficial que foi adquirida pela sua concorrente, a Tractive. Como resultado desta aquisição, todos os localizadores da Whistle deixarão de funcionar, mas a Tractive está a oferecer uma solução vantajosa para os utilizadores afetados.
O fim de uma era para os localizadores Whistle
A data oficial para a descontinuação dos serviços da Whistle está marcada para 31 de agosto de 2025. A partir desse dia, dispositivos populares como o Whistle Go Explore ou o Whistle Fit, que utilizavam GPS, Wi-Fi e a rede da AT&T para monitorizar a localização de cães e gatos, tornar-se-ão inoperacionais.
Como garantir o seu novo localizador Tractive gratuitamente
Para minimizar o transtorno, a Tractive comprometeu-se a substituir os equipamentos existentes sem qualquer custo, por um período limitado. Os utilizadores poderão solicitar um localizador de substituição até 30 de setembro de 2025, bastando para isso fornecer o número de série do seu antigo equipamento Whistle e escolher um novo modelo da Tractive.
A Tractive irá também creditar o valor de subscrições pré-pagas da Whistle nas novas contas. Para os donos de um localizador Whistle sem uma subscrição ativa, a empresa oferece dois meses de serviço Tractive totalmente gratuitos.
O que oferecem os novos planos da Tractive?
Enquanto a Whistle se focava essencialmente na localização, a Tractive expande a oferta com funcionalidades de monitorização de saúde, semelhantes às de um wearable.
O plano Básico, com as funcionalidades essenciais, tem um custo de 108€ por ano e permite aceder a dados como a frequência cardíaca e respiratória do seu animal, e até monitorizar se este ladra mais do que o habitual.
Para os mais exigentes, o plano Premium, por 120€ anuais, desbloqueia a "cobertura mundial" para os localizadores e a capacidade de exportar os dados de GPS recolhidos.
Apesar do inconveniente de ter de reclamar um novo equipamento e transferir contas, este cenário de aquisição parece ser o melhor possível para os consumidores, garantindo a continuidade do serviço e ainda adicionando novas funcionalidades.