1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » AMD revoluciona IA no PC: Ryzen AI já corre o Llama 4 da Meta localmente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

AMD revoluciona IA no PC: Ryzen AI já corre o Llama 4 da Meta localmente em Ter 29 Jul 2025 - 23:05

DJPRMF

AMD processador em baixo digital

Depois de no início do ano, durante a CES 2025, ter anunciado o primeiro processador para PCs de IA capaz de correr o modelo Llama 70B da Meta, a AMD volta a quebrar barreiras. A empresa revelou hoje que o seu processador Ryzen AI MAX+ 395, quando equipado com 128 GB de RAM em ambiente Windows, consegue agora executar localmente o modelo Llama 4 Scout 109B (com 17B de parâmetros ativos) da Meta, incluindo suporte total para visão e MCP.

O que torna isto possível? A magia da "Variable Graphics Memory"

Este avanço significativo é possibilitado pela mais recente atualização de drivers, o AMD Software: Adrenalin Edition 25.8.1 WHQL. A chave para esta capacidade é uma funcionalidade ao nível da BIOS introduzida com os novos processadores da série Ryzen AI 300, denominada "Variable Graphics Memory".

Esta tecnologia permite que os utilizadores realoquem dinamicamente uma percentagem da memória RAM do sistema para ser usada como memória gráfica dedicada. Graças a esta arquitetura de memória unificada, a RAM do sistema que não está a ser utilizada pode reforçar o desempenho gráfico e de IA, algo que até agora era impensável em computadores de consumo. A AMD destaca que esta funcionalidade oferece os primeiros 96 GB de memória dedicada para gráficos de consumo.

Um salto de gigante para a IA local

A capacidade de correr o modelo Llama 4 Scout 109B, que anteriormente estava confinada a hardware de datacenters, em computadores portáteis finos e leves representa uma mudança de paradigma. A AMD afirma que o processador não só corre o modelo, como também suporta um comprimento de contexto de 256.000 (com Flash Attention ativado e KV Cache Q8), uma característica extremamente útil para fluxos de trabalho de agentes de IA complexos.

Ao trazer este nível de processamento de IA para o dispositivo do utilizador, a AMD está a abrir caminho para aplicações de inteligência artificial mais rápidas, privadas e eficientes em PCs com Windows.

Equipamentos já compatíveis

O poderoso processador AMD Ryzen AI Max+ já está disponível como opção numa seleção de novos computadores Windows, que incluem:

  • ASUS ROG Flow Z13

  • Corsair AI Workstation 300

  • Framework Desktop

  • HP ZBook Ultra G1a

  • HP Z2 Mini G1a



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech