
As famílias de placas gráficas Maxwell e Pascal da Nvidia, que definiram novos padrões de desempenho e eficiência energética na altura do seu lançamento há quase uma década, estão a preparar-se para a reforma. Apesar da impressionante longevidade de placas como a GeForce GTX 1080 Ti, a Nvidia confirmou que vai terminar o desenvolvimento de novos drivers Game Ready para estes produtos.
Num comunicado, a empresa esclarece que, após um último lançamento de um driver Game Ready em outubro de 2025, as GPUs baseadas nas arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta passarão a receber apenas atualizações de segurança trimestrais durante os três anos seguintes, até outubro de 2028.
O que significa este anúncio para os jogadores?
Este anúncio afeta um número considerável de jogadores. Embora as placas da série GTX 900 (Maxwell) sejam hoje raras no Steam Hardware Survey, os produtos da série GTX 1000 (Pascal) ainda representam uma fatia significativa do mercado de jogos para PC. A única placa de desktop com arquitetura Volta foi a Titan V, pelo que o seu número em utilização será residual.
Para os detentores destas placas, a mudança não significa o fim do mundo. As GPUs Maxwell e Pascal não deixarão de funcionar subitamente em outubro de 2025. No entanto, a Nvidia deixará de otimizar o desempenho para novos lançamentos, o que significa que futuros jogos poderão não correr com a mesma estabilidade ou performance garantida. Enquanto não exigirem tecnologias exclusivas das arquiteturas mais recentes (Turing e posteriores), os jogos deverão continuar a ser executáveis.
A barreira tecnológica do Ray Tracing e DLSS
A arquitetura Turing, sucessora da Pascal, foi a primeira da Nvidia a introduzir aceleração de hardware para ray tracing. Atualmente, esta tecnologia continua a ser, na sua maioria, opcional, mas já existem exceções notáveis. Jogos como Doom: The Dark Ages e Indiana Jones: The Great Circle são dos primeiros a exigir uma placa gráfica com suporte para ray tracing para poderem ser jogados. Com as consolas e GPUs mais recentes a incluírem este suporte, é provável que mais títulos AAA adotem este requisito no futuro.
Se o ray tracing ainda não é essencial, o mesmo não se pode dizer do DLSS. Esta tecnologia de upscaling, introduzida com os Tensor Cores da arquitetura Turing, oferece melhorias substanciais de desempenho e qualidade de imagem. As placas Pascal e anteriores, por não possuírem este hardware de matriz matemática, não conseguem correr DLSS de forma eficaz, perdendo uma das ferramentas mais importantes para jogar títulos modernos com fluidez.
Como consolo, os utilizadores de Pascal podem recorrer ao XeSS da Intel, um modelo de upscaling baseado em IA que funciona em hardware mais antigo, mas o seu suporte nos jogos é mais limitado.
Uma sobrevida para os utilizadores de Windows 10
Em notícias relacionadas, a Nvidia anunciou que planeia fornecer drivers Game Ready para as suas placas suportadas no Windows 10 até outubro de 2026. Isto dá uma margem de um ano extra aos utilizadores, uma vez que a Microsoft irá terminar oficialmente o suporte com atualizações de segurança e funcionalidades para o Windows 10 no dia 14 de outubro de 2025.
Considerando que o Windows 10 ainda detém cerca de 50% do mercado de sistemas operativos para desktop, esta extensão de suporte da Nvidia será um alívio para muitos jogadores que, por algum motivo, não possam ou não queiram atualizar para o Windows 11 imediatamente.