
A Valve anunciou uma notícia importante para os utilizadores de computadores Mac mais antigos que ainda recorrem ao Steam para os seus jogos. A plataforma vai deixar de ser compatível com o sistema operativo macOS 11, também conhecido como Big Sur, no final do próximo ano.
Porque é que o Steam vai deixar de funcionar no macOS Big Sur?
A decisão da Valve está diretamente ligada ao motor do seu cliente Steam, que incorpora o Google Chrome. Uma vez que a Google já não oferece suporte ao seu navegador no macOS Big Sur, a Valve não consegue garantir a continuidade das atualizações de segurança e a implementação de novas funcionalidades que dependem de versões mais recentes do sistema operativo da Apple.
A própria Apple já tinha terminado o suporte oficial ao macOS 11 Big Sur em 2023, o que significa que este sistema operativo, lançado em 2020, já não recebe quaisquer atualizações de segurança ou suporte técnico por parte da empresa. A Valve sublinha que a única opção para os utilizadores é atualizarem para uma versão mais recente do macOS para continuarem a aceder ao Steam.
Quais os Macs afetados e o que podem fazer os utilizadores?
O fim do suporte do Steam no macOS 11, agendado para 15 de outubro de 2025, irá afetar uma série de computadores Mac, principalmente os modelos lançados entre 2013 e 2014, bem como todos os Macs que utilizam placas gráficas da Nvidia.
Os utilizadores destes equipamentos ficam com poucas opções: adquirir um novo hardware, ou tentar métodos não oficiais para instalar uma versão mais recente do macOS, como o Monterey (versão 12), para manter a compatibilidade com a plataforma de jogos.
Um impacto limitado para a comunidade Steam
Apesar da medida, o impacto na base de utilizadores do Steam não deverá ser muito significativo. De acordo com os dados mais recentes da plataforma, os utilizadores de macOS representam apenas 1,88% do total, com as versões mais populares a serem o macOS 15 e o macOS 12. Assim, espera-se que um número reduzido de jogadores seja afetado por esta mudança.
Para mais detalhes sobre esta alteração, pode consultar o artigo de suporte publicado no site oficial do Steam.