
O sonho de transformar os Chromebooks em computadores portáteis de gaming parece ter os dias contados. A Google está a preparar-se para encerrar o suporte ao Steam para Chromebooks a partir de 1 de janeiro de 2026, pondo um fim à iniciativa que prometia levar o universo dos jogos da Valve ao sistema operativo ChromeOS.
A notícia, avançada pelo site 9to5Google, surgiu após a tentativa de instalar o launcher num novo portátil, que resultou numa notificação de aviso. "O programa Steam para Chromebook Beta terminará a 1 de janeiro de 2026", informa a Google. "Após esta data, os jogos instalados como parte do Beta deixarão de estar disponíveis para jogar no seu dispositivo". A empresa agradeceu ainda a participação dos utilizadores, afirmando que as aprendizagens recolhidas "irão informar o futuro do gaming nos Chromebooks".
Um fim esperado para uma aposta que nunca descolou
Apesar do esforço da Google, que viu fabricantes como a ASUS e a Acer lançarem modelos de Chromebooks dedicados ao gaming, a ideia nunca pareceu conquistar o mercado. A iniciativa, que teve os primeiros rumores em 2020 e foi anunciada oficialmente na GDC 2022, passou por uma fase alfa em março desse ano e chegou a beta em novembro, mas nunca saiu dessa fase de testes.
Um dos principais obstáculos para o sucesso do projeto foi sempre o hardware. A maioria dos dispositivos com ChromeOS utiliza processadores de baixo consumo e placas gráficas integradas, o que limita severamente o número de jogos que conseguem correr de forma satisfatória. Nem mesmo o Proton da Valve — a camada de compatibilidade que permite que jogos Windows corram em sistemas Linux como o da Steam Deck — conseguiu compensar a falta de poder de processamento.
Quais são as alternativas para jogar num Chromebook?
Com o fim do Steam, os utilizadores de Chromebooks que queiram jogar títulos de consola e PC modernos terão de se virar para os serviços de cloud gaming. As opções mais robustas continuam a ser o NVIDIA GeForce Now e o Xbox Cloud Gaming.
Para além disso, o ChromeOS continuará a ter a capacidade de correr aplicações Android, o que significa que o acesso aos jogos disponíveis na Play Store permanece uma alternativa viável, ainda que para um perfil de jogador diferente.