1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Rust 1.89 já disponível: mais rápido, mais seguro e com um piscar de olho aos processadores de topo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Rust 1.89 já disponível: mais rápido, mais seguro e com um piscar de olho aos processadores de topo em Sáb 9 Ago 2025 - 13:27

DJPRMF

Rust logo

A equipa por detrás da linguagem de programação Rust acaba de lançar a versão 1.89, uma atualização que promete extrair ainda mais potência do hardware moderno, ao mesmo tempo que refina a experiência de desenvolvimento com um compilador mais inteligente e APIs mais robustas.

Um turbo para os processadores modernos

A grande novidade do Rust 1.89 é a expansão do suporte para novas instruções de processador nas plataformas x86 e x86_64. Na prática, isto significa que os programadores podem agora, de forma nativa, tirar partido de tecnologias avançadas para acelerar as suas aplicações.

Entre as novidades, destaca-se o suporte para mais intrínsecos AVX-512, um conjunto de instruções que potencia significativamente o desempenho em tarefas de computação intensiva, como análise de dados e cálculos científicos. Além disso, foram adicionadas as funcionalidades SHA512, SM3, SM4, KL e WIDEKL, que reforçam a velocidade e a segurança em operações de criptografia diretamente no código Rust.

Compilador mais inteligente e APIs refinadas

Para além das melhorias de desempenho, esta atualização foca-se em melhorar a qualidade de vida dos programadores. Várias APIs foram estabilizadas, tornando o ecossistema mais fiável. O compilador também ficou mais "esperto", passando a emitir avisos sobre sintaxes de lifetime (tempo de vida das variáveis) que possam estar desalinhadas, ajudando a prevenir erros subtis.

Numa pequena, mas bem-vinda, alteração, o caractere de sublinhado (_) pode agora ser utilizado como um argumento em parâmetros genéricos constantes, oferecendo mais flexibilidade na escrita de código.

Mudanças no suporte para macOS

Com a Apple e o GitHub a reduzirem o suporte para sistemas macOS mais antigos baseados em arquitetura x86_64, a equipa do Rust decidiu ajustar o seu próprio suporte. Como resultado, o alvo x86_64-apple-darwin foi movido para o Tier-2, o que implica que, embora continue a ser suportado, não terá o mesmo nível de garantia e testes automáticos que as plataformas de Tier-1.

Para os interessados em todos os pormenores técnicos, as notas de lançamento completas estão disponíveis no blog oficial do Rust.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech