
Quem nunca entrou numa chamada e se deparou com aquele momento embaraçoso de perguntar repetidamente "estão a ouvir-me?" antes de começar a falar? A pensar nestas situações, a Microsoft está a implementar uma nova funcionalidade no Teams que promete eliminar esta incerteza de uma vez por todas.
Um microfone que fala consigo
A mais recente atualização do Microsoft Teams introduz um indicador de volume do microfone diretamente na barra de ferramentas da chamada. Este novo elemento mostra, em tempo real, os níveis de áudio captados pelo seu microfone, permitindo-lhe saber instantaneamente se a sua voz está a ser ouvida de forma clara pelos restantes participantes.
Quando estiver numa reunião, basta olhar para o ícone do microfone. Se este estiver a oscilar, significa que o seu áudio está a ser captado corretamente. Caso não detete qualquer movimento, é um sinal claro de que o Teams não está a receber som, seja por um problema de hardware ou de software, permitindo-lhe resolver a questão de forma mais rápida e discreta.

Para um controlo mais detalhado, ao clicar na seta junto ao botão do microfone, surge um menu que não só permite selecionar os altifalantes e microfones, como também exibe um indicador de volume maior. Neste menu, encontrará ainda acesso a definições de áudio adicionais, como o áudio espacial e a supressão de ruído, para otimizar a sua experiência.
Disponibilidade e outras novidades
De acordo com a publicação no blog Tech Community da Microsoft, este novo indicador de volume está a ser gradualmente disponibilizado para os utilizadores do Teams Public Preview e do Microsoft 365 Targeted Release, tanto em Windows como em Mac. Os administradores de TI podem ativar estas funcionalidades de pré-visualização através das políticas de atualização.
Esta melhoria junta-se a outra novidade recente no Teams, que utiliza inteligência artificial para detetar e ocultar automaticamente informações sensíveis durante a partilha de ecrã, reforçando a segurança e a privacidade nas comunicações empresariais.