
A Microsoft lançou, durante a última semana, um novo conjunto de atualizações opcionais (versão "C") para o Windows 11, nomeadamente as KB5064080 (para a versão 23H2) e KB5064081 (para a versão 24H2). No entanto, o destaque vai para as novas atualizações dinâmicas que acompanham estes lançamentos, focadas exclusivamente nas versões mais recentes do sistema operativo.
Estas atualizações foram desenhadas para melhorar a experiência de instalação e recuperação do Windows 11 24H2 e do Windows Server 2025, garantindo processos mais robustos e fiáveis.
O que são as atualizações dinâmicas?
Para quem não está familiarizado, as atualizações dinâmicas são pacotes que a Microsoft disponibiliza para melhorar componentes cruciais do sistema antes de uma nova instalação ou durante uma atualização de versão. O objetivo é aperfeiçoar o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE), também conhecido como Safe OS, e os ficheiros de instalação (Setup binaries).
Uma das grandes vantagens destas atualizações é a sua capacidade de preservar os pacotes de idiomas (Language Packs) e as Funcionalidades a Pedido (Features on Demand - FODs), como é o caso do VBScript na versão 24H2, durante o processo de upgrade.
Melhorias na instalação e no ambiente de recuperação
A Microsoft detalhou duas atualizações dinâmicas específicas para o Windows 11 24H2 e Windows Server 2025. A primeira, identificada como KB5065378, foca-se em melhorias nos ficheiros de instalação do Windows, otimizando a forma como o sistema lida com as atualizações de funcionalidades.
A segunda atualização, KB5064097, destina-se a melhorar o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE). Curiosamente, ao contrário de lançamentos anteriores, a Microsoft não especificou correções concretas, apresentando apenas uma descrição genérica sobre "melhorias" no ambiente de segurança e recuperação.
Como obter estas atualizações
A Microsoft informa que tanto a atualização de instalação como a de recuperação serão descarregadas e instaladas automaticamente através do Windows Update. No entanto, para os administradores de sistemas ou utilizadores avançados que pretendam aplicar os pacotes manualmente em imagens do Windows, as atualizações estão disponíveis para download direto no Catálogo Microsoft Update.