
A Hyundai parece estar a preparar o terreno para um novo e entusiasmante capítulo nos seus carros elétricos de alta performance. Depois do sucesso do IONIQ 5 N, a marca sul-coreana está a ponderar seriamente o lançamento de uma versão "N" do seu futuro compacto IONIQ 3, piscando o olho a um mercado europeu sedento por pequenos desportivos.
As pistas foram dadas por altos quadros da empresa em declarações à Auto Express. Xavier Martinet, o responsável da Hyundai na Europa, sugeriu que a criação de um "hot hatch" elétrico é um "tópico justo a considerar", especialmente porque o conceito que lhe dará origem já tem uma aparência bastante desportiva.
Simon Loasby, o chefe de design da marca, reforçou a ideia, descrevendo-a como "uma oportunidade", embora tenha sublinhado que o projeto "ainda não está aprovado". Loasby foi claro: "Acho que toda a gente na empresa está a perceber o que a Europa precisa, e isso são hot hatches compactos, por isso é um tema em discussão".
Concept Three é a base para o futuro
Tudo parte do Concept Three, o protótipo que a Hyundai apresentou no salão IAA Mobility em Munique. Com um design arrojado apelidado de "Art of Steel" e uma silhueta "Aero Hatch", este modelo rompe com a estética atual da marca, prometendo um visual mais dinâmico e agressivo.
A sua versão de produção, prevista para meados de 2026 e com lançamento na Europa em setembro desse ano, deverá chamar-se IONIQ 3. Com 4,28 metros de comprimento, posiciona-se como um rival direto do Kia EV3 e do Volkswagen ID.3, modelos que também terão as suas próprias versões desportivas.
Um legado de performance que pode continuar
Caso o IONIQ 3 N receba luz verde, será o terceiro modelo elétrico da Hyundai a ostentar a sigla de alta performance, juntando-se aos já conhecidos IONIQ 5 N e ao futuro IONIQ 6 N. Esta aposta mostra um compromisso claro da marca em não deixar os entusiastas da condução para trás na transição para a mobilidade elétrica.
Joon Park, vice-presidente da marca N, já tinha avisado que o IONIQ 5 N "foi apenas a primeira volta" e que a Hyundai está "na linha de partida", pronta para aplicar a experiência adquirida nos próximos modelos. A chegada de um compacto endiabrado como o IONIQ 3 N poderia, sem dúvida, agitar o mercado e oferecer uma alternativa de peso aos fãs de velocidade e adrenalina.