
Parece que os jogadores portugueses estão a preferir a cooperação à competição. Um novo levantamento de dados sobre os hábitos de pesquisa online revela que os jogos cooperativos ganharam uma popularidade notável em Portugal, ultrapassando géneros de videojogos tradicionalmente dominantes como os de ação, aventura e, mais notavelmente, os de tiros.
Esta mudança de paradigma começou a desenhar-se em 2022, ano em que o interesse por jogos cooperativos suplantou pela primeira vez as pesquisas por jogos de tiros no país. A tendência não só se manteve como acelerou de forma impressionante. Nos últimos 12 meses, as pesquisas por experiências de jogo em equipa foram 90% superiores às de jogos de tiro.
Uma tendência contra a corrente
O mais curioso é que este crescimento acontece num contexto de retração geral do mercado. Apesar de se ter verificado uma quebra de 30% no interesse global por videojogos nos últimos cinco anos, a procura por jogos cooperativos registou um aumento superior a 100%, mostrando uma clara mudança nas preferências dos consumidores nacionais.
O grande campeão desta tendência é o popular Minecraft, que se tornou o jogo mais procurado em Portugal nos últimos doze meses, muito graças à sua forte componente de construção e sobrevivência em modo cooperativo.
Os mais populares em Portugal
A lista dos dez jogos mais pesquisados em território nacional nos últimos 12 meses mostra um misto de géneros, mas com uma clara inclinação para experiências que podem ser partilhadas.
Minecraft
Fortnite
GTA
The Sims
Brawl Stars
Super Mario
Call of Duty
Assassin's Creed
Resident Evil
God of War
Analisando especificamente o género cooperativo, alguns títulos destacaram-se com um aumento exponencial no interesse. Jogos como Valheim, Stardew Valley e Grounded viram as suas pesquisas disparar, provando que a vontade de jogar em conjunto está mais forte do que nunca.