1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Fim do Windows 10: Microsoft detalha requisitos das ESU para o Windows 365
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Fim do Windows 10: Microsoft detalha requisitos das ESU para o Windows 365 em Sex 7 Nov 2025 - 12:09

DJPRMF

Windows 10 imagem do logo

O suporte oficial ao Windows 10 terminou no mês passado, com a Microsoft a lançar a última atualização (Patch Tuesday) sob o código KB5066791. Para quem precisa de continuar a usar o sistema em segurança, o caminho passa agora pelas Atualizações de Segurança Alargadas (ESU).

Embora alguns utilizadores com ESU ou edições LTSC estejam a ver alertas falsos de "fim de suporte", a Microsoft já garantiu que se trata de um erro e disponibilizou uma correção. Agora, a empresa veio detalhar os requisitos específicos para ambientes empresariais que utilizam o Windows 365, clarificando como podem obter as ESU.

ESU grátis no Windows 365? Sim, mas com regras

Para os clientes empresariais, a Microsoft traz boas notícias. Os Windows 365 Enterprise Cloud PCs e os Windows 365 Frontline Cloud PCs (em modo dedicado) têm direito automático a três anos de ESU. Contudo, existem pré-requisitos claros. Os administradores de TI (IT admins) precisam de garantir que os dispositivos cumprem os critérios, sendo esta uma das formas de ter mais um ano de segurança grátis.

O que os administradores de TI precisam de fazer

Os pré-requisitos são diretos. O PC local (dispositivo endpoint) que acede ao PC na Cloud deve ter uma licença ativa do Windows 365. Além disso, esse dispositivo tem de estar a executar o Windows 10 22H2 (com a atualização KB5066791 ou posterior instalada). Naturalmente, são necessários privilégios de administrador para efetuar as configurações.

Cumpridas estas condições, os administradores terão de implementar uma política personalizada para ativar a flag EnableESUSubscriptionCheck. Conforme detalhado pela Microsoft, isto pode ser feito através do centro de administração do Microsoft Intune ou de outros fornecedores de MDM (gestão de dispositivos móveis). O valor inteiro para o caminho da política OMA-URI correspondente deve ser definido como "1".

Como verificar a elegibilidade e manter o acesso

Para confirmar que um dispositivo está corretamente inscrito no programa ESU, os administradores podem verificar uma entrada específica no Registo do Windows 10 (no PC endpoint):

Key: HKLM:\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\SoftwareProtectionPlatform\ESU

Name: EnableESUSubscriptionCheck

Type: REG_DWORD Value: 1

A Microsoft deixa também um aviso importante: os utilizadores devem iniciar sessão nos seus dispositivos físicos Windows 10 (com a conta Microsoft Entra ID que usam para o Windows 365) pelo menos uma vez a cada 22 dias. Este passo é crucial para manter a elegibilidade para as ESU.

E para os dispositivos físicos tradicionais?

Além dos PCs na Cloud, a Microsoft partilhou os IDs de ativação para os três anos de ESU em dispositivos físicos (que não acedem ao Windows 365) nos ambientes empresariais:

  • Win10 ESU Ano 1: f520e45e-7413-4a34-a497-d2765967d094

  • Win10 ESU Ano 2: 1043add5-23b1-4afb-9a0f-64343c8f3f8d

  • Win10 ESU Ano 3: 83d49986-add3-41d7-ba33-87c7bfb5c0fb

Mais detalhes sobre a ativação em dispositivos físicos podem ser encontrados na documentação oficial da empresa.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech