
O Samsung Galaxy S21 FE foi um dos modelos contemplados com a mais recente atualização One UI 8.0, baseada no Android 16. No entanto, o que deveria ser motivo de celebração está a tornar-se um pesadelo para alguns utilizadores. Vários relatos nas redes sociais indicam o aparecimento de linhas verdes ou cor-de-rosa no ecrã OLED, um problema que parece ter sido espoletado precisamente após a instalação do novo software.
O "presente envenenado" da One UI 8.0
De acordo com as queixas partilhadas online, o temido defeito das linhas verticais no ecrã começou a manifestar-se em várias unidades do Galaxy S21 FE (um telemóvel popular da Samsung). Em alguns casos, o problema foi imediato, surgindo logo após o processo de atualização. Noutros, as linhas demoraram um pouco mais a aparecer, mas a ligação temporal com a nova One UI 8.0 parece ser o denominador comum.
O software é o culpado? A resposta é complicada
Como é habitual nestas situações, a culpa não recai diretamente sobre o software. O problema das linhas verdes ou rosas é, quase sempre, uma falha de hardware inerente ao painel OLED, que pode desenvolver estes defeitos devido a falhas internas ou superaquecimento.

No entanto, a atualização da One UI 8.0 pode ter sido o "rastilho". O processo de instalação de um novo sistema operativo exige bastante do processador, o que gera calor. Esse aquecimento pode ter sido suficiente para expor uma vulnerabilidade latente nos painéis OLED de algumas unidades do S21 FE, fazendo com que o defeito se manifestasse. A informação foi avançada pelo SammyFans.
Utilizadores ficam sem suporte
O maior problema para os consumidores afetados é que a maioria dos smartphones Galaxy S21 FE já se encontra fora do período de garantia contratual da Samsung.
Sem a cobertura oficial, restam poucas opções: ou o utilizador se habitua a viver com as linhas no ecrã, ou paga do seu próprio bolso a substituição do painel, um arranjo que pode ser dispendioso.
Ainda assim, os utilizadores estão a recorrer às redes sociais na esperança de que a Samsung reconheça o problema como um defeito de fabrico generalizado e crie um programa de reparação gratuito, algo que já aconteceu no passado com outros modelos da marca.