1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Google recua no sideload: Android terá uma opção “avançada” para instalar apps não verificadas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google recua no sideload: Android terá uma opção “avançada” para instalar apps não verificadas em Qui 13 Nov 2025 - 13:53

DJPRMF

Android desbloqueado

A Google decidiu fazer um ligeiro ajuste na sua nova e controversa política de segurança para a instalação de apps fora da Play Store (sideloading) no Android. Embora o plano de exigir verificação de identidade aos developers se mantenha, a empresa ouviu o feedback da comunidade e vai criar um "fluxo avançado", permitindo que os utilizadores experientes continuem a instalar software não verificado.

Foco nos "power users"

A polémica começou em agosto, quando a Google anunciou que implementaria uma verificação de identidade obrigatória para developers que distribuem as suas apps exclusivamente fora da loja oficial, numa tentativa de travar a proliferação de malware. No entanto, a medida gerou forte preocupação entre developers e "power users", que defendem a liberdade de instalar qualquer software nos seus dispositivos.

Numa nova publicação no blog oficial para developers Android, a Google confirmou que, após receber este feedback, está a desenvolver um novo fluxo. Este permitirá que "utilizadores experientes aceitem os riscos de instalar software que não é verificado".

A empresa ainda não detalhou como irá determinar quem é um "utilizador experiente", mas garantiu que o processo foi desenhado para assegurar que os utilizadores não são enganados por burlões para contornar as verificações de segurança. Este fluxo incluirá avisos claros sobre os perigos envolvidos.

O "gato e do rato" do malware

A Google justifica a necessidade da política de verificação citando ataques comuns na Ásia. Nesses esquemas, os burlões fazem-se passar por funcionários de bancos, instruindo as vítimas a instalar (via sideload) uma app maliciosa para "proteger" as suas contas. Esse malware rouba credenciais e interceta códigos de autenticação de dois fatores.

"Sem verificação, os maus atores podem lançar novas apps prejudiciais instantaneamente. Torna-se um jogo interminável do 'gato e do rato'", explicou a Google. A verificação forçaria os atacantes a usar uma identidade real, tornando os ataques "significativamente mais difíceis e caros de escalar".

Implementação só em 2026

Apesar da discussão, esta mudança ainda está longe. A Google começou agora a convidar developers selecionados (que distribuem apps fora da Play Store) para um programa de acesso antecipado à verificação de identidade na Android Developer Console.

A implementação generalizada desta nova regra de verificação, bem como o "fluxo avançado" para utilizadores experientes, só deverá arrancar no final de 2026.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech