
Numa reviravolta surpreendente para a indústria dos videojogos, a Hypixel Studios adquiriu oficialmente a licença de Hytale à Riot Games. Esta aquisição marca o regresso do desenvolvimento do título, apenas alguns meses após a Riot ter encerrado todas as operações e cancelado o projeto, de acordo com um relatório do Game Developer.
Num movimento raro no setor, que habitualmente é marcado por cortes, a produtora está também a recontratar 30 funcionários que tinham sido despedidos como parte do cancelamento anterior.
Simon Collins-Laflamme, cofundador da Hypixel, descreve este momento como um "capítulo novo e emocionante" para o jogo, que já se encontra em desenvolvimento há quase dez anos. O responsável expressou ainda a sua gratidão à Riot Games por tornar esta transição possível.
A história de Hytale tem sido atribulada. A Riot Games, detida pelo conglomerado Tencent, adquiriu a Hypixel Studios em 2020 por um valor não revelado. Na altura, o jogo vivia um momento de grande popularidade, tendo atraído mais de 2,5 milhões de inscrições para uma fase beta e com um lançamento oficial previsto para 2021.
No entanto, com o passar dos anos e sem o lançamento de Hytale, a situação deteriorou-se, levando a Riot a cancelar o projeto na totalidade. Numa publicação oficial anterior no site da Hypixel, a equipa explicava que, após anos a tentar adaptar-se e explorar caminhos, tornou-se claro que não conseguiriam dar vida ao jogo da forma prometida sob a alçada anterior.
Embora o estúdio não tenha revelado os detalhes específicos do financiamento para esta recompra, Collins-Laflamme afirmou que os fundadores estão "pessoalmente comprometidos com o financiamento para os próximos 10 anos". O objetivo imediato da empresa passa por anunciar uma data de lançamento para o acesso antecipado (Early Access) num futuro próximo.
A equipa reconhece os desafios que tem pela frente: "O Hytale teve uma jornada longa e desafiante. Demorou mais do que qualquer um esperava e mudou muito ao longo do caminho", escreveu a empresa. "Isto não vai ser fácil. Não vai ser rápido. Não vai ser perfeito. Mas vai ser nosso. Construído em conjunto: uma funcionalidade de cada vez, uma correção de bug de cada vez, um mod de cada vez".
Para quem não conhece, Hytale é um jogo de aventura com um visual em blocos que pode ser descrito como uma interpretação em mundo aberto do género popularizado pelo Minecraft, mas com uma ênfase muito maior na ação e em mecânicas de RPG.