1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft apresenta Azure HorizonDB: a nova “besta” de bases de dados PostgreSQL na cloud
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft apresenta Azure HorizonDB: a nova “besta” de bases de dados PostgreSQL na cloud em Qua 19 Nov 2025 - 9:42

DJPRMF

azure horizonDB

Durante a conferência Ignite, a gigante tecnológica revelou o Microsoft Azure HorizonDB, uma nova base de dados PostgreSQL na cloud que promete redefinir o desempenho e a escalabilidade para aplicações modernas. Atualmente em fase de visualização privada (private preview), esta solução gerida foi desenhada para suportar cargas de trabalho intensivas, oferecendo armazenamento partilhado escalável e computação elástica.

De acordo com a página oficial do anúncio, o HorizonDB destaca-se pela sua arquitetura robusta, suportando até 3.072 vCores distribuídos entre nós primários e de réplica. O sistema de armazenamento partilhado com escalabilidade automática pode acomodar bases de dados com até 128 TB, garantindo latências de consolidação (commit) inferiores a um milissegundo em múltiplas zonas. A Microsoft afirma mesmo que esta nova solução consegue oferecer até três vezes mais débito (throughput) em comparação com o PostgreSQL de código aberto em cargas de trabalho transacionais.

Integração empresarial e segurança reforçada

Para garantir que o Azure HorizonDB está pronto para o ambiente corporativo, a empresa integrou-o com o ecossistema Microsoft Foundry, Microsoft Fabric e Entra ID. A segurança é uma prioridade, com encriptação de dados e integração com o Azure Defender for Cloud. Por defeito, todos os dados armazenados são replicados através das zonas de disponibilidade do Azure, assegurando a redundância e a continuidade do serviço.

Foco na Inteligência Artificial e Vetores

O PostgreSQL tem ganho popularidade entre as startups de Inteligência Artificial devido ao seu suporte nativo para índices vetoriais. A Microsoft expandiu estas capacidades no HorizonDB, introduzindo funcionalidades de filtragem avançada para o índice vetorial DiskANN. Isto permite uma pesquisa vetorial mais eficiente e direta. Além disso, existe uma gestão integrada de modelos de IA para facilitar a utilização de modelos generativos e de "embedding" provenientes do Azure AI Foundry.

Ferramentas de migração com a ajuda do Copilot

Para facilitar a vida às empresas que pretendem migrar de Oracle para Postgres, a Microsoft lançou também uma pré-visualização de uma ferramenta de migração alimentada pelo GitHub Copilot. Integrada na extensão PostgreSQL para o Visual Studio Code, esta funcionalidade visa automatizar a conversão de código de base de dados complexo, utilizando edição de código avançada e controlo de versões.

O Azure HorizonDB está atualmente disponível em regiões selecionadas (Central US, West US3, UK South e Australia East). As empresas interessadas podem solicitar o acesso antecipado aqui.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech