1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Ataque informático à Segurança Social francesa expõe dados de 1,2 milhões de pessoas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ataque informático à Segurança Social francesa expõe dados de 1,2 milhões de pessoas em Qua 19 Nov 2025 - 10:20

DJPRMF

bandeira de frança

O Pajemploi, o serviço da Segurança Social francesa destinado a gerir as contribuições de pais e cuidadores de crianças ao domicílio, sofreu uma violação de dados significativa. O incidente expôs informações pessoais de cerca de 1,2 milhões de indivíduos, afetando principalmente funcionários de empregadores privados registados na plataforma.

A intrusão foi detetada a 14 de novembro e visou este serviço que faz parte da URSSAF, a organização responsável pela recolha de contribuições da segurança social em França. Segundo o comunicado oficial, o ciberataque resultou na exfiltração de diversos dados de identificação, levantando preocupações sobre o potencial uso destas informações para esquemas de fraude.

Entre os dados comprometidos encontram-se nomes completos, datas e locais de nascimento, moradas, números de segurança social, o nome da instituição bancária utilizada, bem como os números de identificação e acreditação do Pajemploi.

No entanto, a agência clarificou que os piratas informáticos não conseguiram aceder aos dados mais críticos para a movimentação financeira direta. Os números de contas bancárias (IBAN), endereços de email, números de telefone e palavras-passe das contas permaneceram seguros e fora do alcance dos atacantes.

Apesar da gravidade da fuga de informação, o Pajemploi garantiu que as suas operações não foram afetadas. Processos essenciais, como o tratamento de declarações submetidas ou o pagamento de salários aos cuidadores, continuam a funcionar sem interrupções.

Imediatamente após a deteção da intrusão, foram tomadas medidas para estancar o ataque e proteger os sistemas de informação restantes. O incidente foi prontamente reportado à CNIL (a autoridade francesa de proteção de dados) e à ANSSI (Agência Nacional de Segurança dos Sistemas de Informação). Relatórios indicam que terá sido a própria ANSSI a alertar a URSSAF, após detetar partes dos dados roubados a circular na dark web.

Este incidente insere-se numa onda recente de ciberataques em solo francês. Ainda este mês, a Eurofiber France confirma violação de dados após ataque ao sistema de suporte, e no início do ano, a agência de emprego France Travail sofreu uma violação massiva que afetou 43 milhões de pessoas.

A URSSAF recomenda agora uma vigilância redobrada a todos os utilizadores do serviço. Com a posse de dados como nomes, moradas e números de segurança social, os criminosos podem tentar realizar campanhas de phishing sofisticadas por email ou SMS, fazendo-se passar por entidades oficiais.

Até ao momento, nenhum grupo de ransomware reivindicou publicamente a autoria deste ataque, conforme detalhado no anúncio oficial da URSSAF.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech