1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google recua e retira queixa antitrust contra a Microsoft na Europa
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google recua e retira queixa antitrust contra a Microsoft na Europa em Dom 30 Nov 2025 - 11:17

DJPRMF

Google logo

Numa reviravolta interessante no cenário regulatório europeu, a Google decidiu retirar oficialmente a sua queixa antitrust contra a Microsoft na União Europeia. A decisão surge apenas uma semana depois de os reguladores europeus terem iniciado a sua própria série de investigações aprofundadas sobre o mercado da cloud.

A queixa original, apresentada pela Google Cloud em 2024, acusava a gigante de Redmond de práticas anticoncorrenciais. O argumento central era que a Microsoft estaria a utilizar a sua posição dominante com o Windows e o Office para "aprisionar" os clientes no seu serviço de nuvem, o Azure, dificultando a escolha de alternativas. No entanto, o cenário mudou drasticamente nos últimos dias com a intervenção direta de Bruxelas.

Bruxelas assume as rédeas da investigação

A mudança de postura da Google é uma resposta direta à recente ação da Comissão Europeia. Na semana passada, o executivo comunitário lançou investigações de mercado formais visando tanto o Microsoft Azure como a Amazon Web Services (AWS).

A Comissão suspeita que estes serviços de computação em nuvem ocupam posições demasiado fortes em relação a empresas e consumidores. O objetivo destas investigações é determinar se a Azure e a AWS devem ser classificadas como "gatekeepers" (controladores de acesso) ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (DMA).

Se a investigação, que tem um prazo de conclusão previsto de 12 meses, confirmar que estas empresas cumprem os critérios, a Microsoft e a Amazon terão seis meses para garantir a conformidade total dos seus serviços com as rigorosas obrigações da DMA. Além disso, a Comissão está a avaliar obstáculos à interoperabilidade, acesso condicionado a dados e termos contratuais potencialmente desequilibrados, com um relatório final esperado dentro de 18 meses.

Uma atualização discreta

A Google parece considerar que a intervenção da Comissão Europeia torna a sua queixa individual redundante, uma vez que as preocupações levantadas serão agora tratadas num processo oficial e mais abrangente.

Giorgia Abeltino, Chefe de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da Google Cloud Europe, clarificou a posição da empresa: "Apresentámos a nossa queixa antitrust à Comissão Europeia para dar voz aos nossos clientes e parceiros sobre a questão das práticas de licenciamento de cloud anticoncorrenciais. Hoje, retiramo-la à luz do recente anúncio de que a CE irá avaliar as práticas problemáticas que afetam o setor da cloud num processo separado."

Curiosamente, conforme notado pela BetaNews, este recuo estratégico não foi feito com "pompa e circunstância". Em vez de um novo comunicado de imprensa, a declaração de Abeltino foi adicionada discretamente como uma atualização a uma publicação num blogue com vários meses.

A Google reforça que, apesar da retirada da queixa, mantém os argumentos apresentados e continuará a trabalhar com decisores políticos e reguladores em toda a UE e no Reino Unido para defender a "escolha e abertura" no mercado da cloud.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech