1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Reino Unido quer que a Google e a Apple bloqueiem imagens explícitas por defeito nos smartphones
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Reino Unido quer que a Google e a Apple bloqueiem imagens explícitas por defeito nos smartphones em Seg 15 Dez 2025 - 20:54

DJPRMF

smartphone capturar imagem

A segurança das crianças e dos jovens no ambiente digital continua a ser uma prioridade para os reguladores, e o governo britânico está agora a preparar-se para tomar medidas mais drásticas. A exigência recai sobre as gigantes tecnológicas, nomeadamente a Google e a Apple, para que implementem bloqueios automáticos de imagens explícitas nos seus sistemas operativos.

Segundo avança o Financial Times, o objetivo é impedir que o conteúdo de nudez seja apresentado nos ecrãs dos dispositivos, a menos que o utilizador consiga provar inequivocamente que é adulto.

Verificação de idade como chave de acesso

A proposta do Ministério do Interior do Reino Unido (Home Office) visa combater a partilha e visualização de imagens íntimas por menores, inserindo-se num esforço mais alargado para combater a violência contra mulheres e raparigas. A ideia central é que os sistemas operativos móveis, como o Android e o iOS, integrem algoritmos de deteção de nudez que funcionem de forma nativa e automática.

Para desativar este bloqueio e aceder ou partilhar este tipo de conteúdo, o utilizador teria de verificar a sua idade através de métodos considerados seguros, como controlos biométricos ou a apresentação de um documento de identificação oficial. Além disso, a proposta sugere que delinquentes sexuais condenados por crimes contra menores seriam obrigados a manter estes bloqueadores permanentemente ativos nos seus dispositivos.

Privacidade e implementação da medida

Embora tanto a Google como a Apple já disponham de várias ferramentas de controlo parental e funcionalidades de segurança nas suas aplicações e serviços, a exigência do governo britânico eleva a fasquia ao sugerir uma monitorização ao nível do sistema. O relatório indica que, numa fase inicial, o governo pretende "encorajar" as empresas a adotar estas medidas, mas não descarta a possibilidade de tornar estes controlos num requisito legal obrigatório para todos os dispositivos vendidos no Reino Unido.

Esta iniciativa, inicialmente focada nos smartphones, poderá estender-se também aos computadores de secretária. No entanto, a implementação de algoritmos que analisam imagens privadas dos utilizadores levanta sérias questões sobre a privacidade e a proteção de dados, uma vez que obrigaria as tecnológicas a monitorizar, de alguma forma, o conteúdo armazenado ou visualizado nos equipamentos pessoais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech