1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Operação Offboarding: PJ investiga ex-funcionário por acesso indevido a dados de empresa
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Operação Offboarding: PJ investiga ex-funcionário por acesso indevido a dados de empresa em Qui 18 Dez 2025 - 14:52

DJPRMF

computador com mãos em cima

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, realizou uma operação policial no concelho de Lisboa que visou o cumprimento de um mandado de busca domiciliária. Em causa está a investigação de crimes de acesso ilegítimo e dano informático, num caso que alerta para a importância da gestão de acessos em ambiente corporativo.

Credenciais antigas abriram a porta ao crime

A operação, denominada "Offboarding", teve origem numa denúncia de acesso não autorizado a uma conta de armazenamento na nuvem (cloud) de uma empresa. Segundo a investigação, o acesso foi efetuado por um antigo colaborador que, apesar de ter cessado a sua relação laboral com a organização, ainda detinha credenciais de acesso válidas.

A informação foi confirmada em comunicado oficial pela Polícia Judiciária, que detalha que o suspeito terá aproveitado estas credenciais para aceder a documentação interna e reservada. Entre os dados consultados indevidamente encontravam-se informações relacionadas com a atividade operacional da empresa lesada e procedimentos de contratação pública, conteúdos sensíveis e suscetíveis de serem utilizados de forma prejudicial por terceiros.

Apreensão de material e constituição de arguido

Durante a diligência policial na residência do suspeito em Lisboa, as autoridades apreenderam diverso equipamento informático, bem como documentação que se presume ter sido utilizada ou recolhida no âmbito da prática criminosa. Todo o material recolhido será agora alvo de uma análise forense detalhada para consolidar a prova.

A operação contou com o apoio de Especialistas de Polícia Científica da PJ. O suspeito foi constituído arguido e o inquérito segue sob a direção do Ministério Público de Viana do Castelo, visando o cabal esclarecimento dos factos e das motivações por trás deste acesso ilegítimo. Este caso sublinha a importância crítica dos processos de "offboarding" nas empresas, garantindo a revogação imediata de acessos digitais aquando da saída de colaboradores.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech