1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Afinal, o Office não mudou de nome (a confusão da Microsoft explicada)
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Afinal, o Office não mudou de nome (a confusão da Microsoft explicada) em Ter 6 Jan 2026 - 12:46

DJPRMF

Microsoft 365 logo

A Internet entrou novamente num estado de confusão coletiva, e a culpa é, previsivelmente, da estratégia de nomenclatura da gigante de Redmond. Nos últimos dias, multiplicaram-se publicações em plataformas como o Reddit e o X, onde utilizadores afirmam convictamente que o Office foi rebatizado como "Microsoft 365 Copilot". Embora a empresa adore colocar a sua marca de Inteligência Artificial em tudo o que mexe, a realidade é um pouco mais matizada: o Office, enquanto suite de produtividade, não mudou de nome.

A origem deste novo mal-entendido reside no próprio domínio Office.com. Durante o último ano, este portal serviu como veículo para promover a utilização da aplicação "Microsoft 365 Copilot". Esta aplicação específica funciona como um "hub" central que oferece acesso ao assistente de IA, bem como às restantes ferramentas de produtividade. O problema é que a Microsoft costumava chamar a esta aplicação simplesmente "Office", antes de iniciar o processo de transição da marca para Microsoft 365 em 2022.

Uma questão de aplicações, não de serviços

Se visitar o site Office.com hoje, será recebido com uma mensagem de boas-vindas à "Microsoft 365 Copilot app", acompanhada por uma nota que parece desenhada para confundir quem não acompanha a saga diária das marcas da empresa: "A aplicação Microsoft 365 Copilot (anteriormente Office)...".

imagem do site do office

Esta menção de "anteriormente Office" refere-se especificamente à antiga aplicação Office que foi lançada em 2019, criada para incentivar os utilizadores a usarem as versões online do Word, Excel e PowerPoint. Até há cerca de um ano, esta app chamava-se "Microsoft 365 app". A confusão instalou-se quando a empresa anunciou, em novembro de 2024, que iria rebatizar esta aplicação específica para incluir o nome Copilot. O novo ícone e designação chegaram oficialmente a 15 de janeiro do ano passado para os utilizadores de Windows, iOS e Android.

O caos da nomenclatura continua

É curioso que a Internet só tenha "descoberto" e reagido a estas alterações um ano depois de terem ocorrido, mas isso talvez ateste o nível de complexidade que a marca atingiu. A verdade é que a suite de aplicações propriamente dita continua a fazer parte do plano de subscrição chamado Microsoft 365. Essa designação não sofreu alterações desde 2022.

Para tornar tudo ainda mais labiríntico, se preferir evitar a nuvem, ainda pode comprar o "Microsoft Office 2024", uma versão autónoma da suite que não inclui as funcionalidades de nuvem nem as atualizações constantes da subscrição. Portanto, o nome "Office" está longe de estar morto.

Microsoft Office 2024

Quando questionada sobre esta confusão entre as marcas Office e Microsoft 365 Copilot, a empresa recusou prestar declarações oficiais. Resta aos utilizadores navegarem por este mar de nomes, com a certeza de que, muito provavelmente, a empresa voltará a rebatizar o Copilot num futuro próximo, da forma mais confusa possível.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech