1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Windows 11: Falha na atualização de janeiro impede PCs de encerrar ou hibernar
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Windows 11: Falha na atualização de janeiro impede PCs de encerrar ou hibernar em Sex 16 Jan 2026 - 9:07

DJPRMF

Windows 11 logo em fundo vermelho

A Microsoft começou o ano de 2026 com alguns desafios técnicos. Após a disponibilização das atualizações de segurança de janeiro, a empresa confirmou a existência de um novo bug que está a impedir determinados computadores com Windows 11, versão 23H2, de encerrarem corretamente.

O problema afeta especificamente dispositivos que tenham a funcionalidade "System Guard Secure Launch" ativada. Esta é uma ferramenta de segurança desenhada para proteger o processo de arranque contra ataques ao nível do firmware e malware sofisticado, como rootkits.

Segundo a informação oficial, a falha manifesta-se após a instalação da atualização cumulativa KB5073455, lançada a 13 de janeiro de 2026. Este pacote faz parte do Windows 11 e das correções mensais habituais, mas trouxe um efeito secundário indesejado para ambientes corporativos.

Sintomas e sistemas afetados

Ao tentar desligar ou colocar o computador em hibernação, o sistema ignora o comando e, em vez disso, reinicia a máquina. A Microsoft esclarece que este comportamento errático ocorre apenas nas edições Windows 11 Enterprise e Windows 11 IoT Enterprise, deixando os utilizadores domésticos (Home e Pro) a salvo desta falha específica.

"Após instalar a atualização de segurança de 13 de janeiro de 2026 (KB5073455) para Windows 11, versão 23H2, alguns PCs com Secure Launch não conseguem encerrar ou entrar em hibernação", explicou a empresa no seu painel de integridade de lançamentos do Windows.

Solução temporária via Linha de Comandos

Enquanto os engenheiros de Redmond trabalham numa correção definitiva, a Microsoft disponibilizou uma solução alternativa (workaround) para permitir que os administradores de sistemas e utilizadores afetados consigam desligar as suas máquinas.

Para contornar o bug, é necessário recorrer à Linha de Comandos (Command Prompt) e executar a seguinte instrução:

shutdown /s /t 0

Infelizmente, para quem necessita de utilizar a funcionalidade de hibernação, a empresa admite que, de momento, não existe qualquer solução alternativa. A recomendação oficial é clara: "Até que este problema seja resolvido, por favor certifique-se de que guarda todo o seu trabalho e encerre o dispositivo quando terminar, para evitar que fique sem bateria em vez de hibernar."

Outros problemas no arranque de 2026

Este não é o único contratempo a marcar o início do ano para a gigante tecnológica. A empresa está também a investigar um bug provocado pela atualização de segurança KB5074109, também de janeiro de 2026, que está a causar falhas de ligação e erros de autenticação em sessões de Ambiente de Trabalho Remoto (Remote Desktop) para Cloud PCs.

Numa nota mais positiva, a Microsoft resolveu recentemente uma outra questão conhecida que levava aplicações de segurança a sinalizar indevidamente um componente vital do sistema operativo, gerando um falso alarme que preocupou muitos administradores de IT em plataformas cliente e servidor.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech