
A Microsoft começou o ano de 2026 com alguns desafios técnicos. Após a disponibilização das atualizações de segurança de janeiro, a empresa confirmou a existência de um novo bug que está a impedir determinados computadores com Windows 11, versão 23H2, de encerrarem corretamente.
O problema afeta especificamente dispositivos que tenham a funcionalidade "System Guard Secure Launch" ativada. Esta é uma ferramenta de segurança desenhada para proteger o processo de arranque contra ataques ao nível do firmware e malware sofisticado, como rootkits.
Segundo a informação oficial, a falha manifesta-se após a instalação da atualização cumulativa KB5073455, lançada a 13 de janeiro de 2026. Este pacote faz parte do Windows 11 e das correções mensais habituais, mas trouxe um efeito secundário indesejado para ambientes corporativos.
Sintomas e sistemas afetados
Ao tentar desligar ou colocar o computador em hibernação, o sistema ignora o comando e, em vez disso, reinicia a máquina. A Microsoft esclarece que este comportamento errático ocorre apenas nas edições Windows 11 Enterprise e Windows 11 IoT Enterprise, deixando os utilizadores domésticos (Home e Pro) a salvo desta falha específica.
"Após instalar a atualização de segurança de 13 de janeiro de 2026 (KB5073455) para Windows 11, versão 23H2, alguns PCs com Secure Launch não conseguem encerrar ou entrar em hibernação", explicou a empresa no seu painel de integridade de lançamentos do Windows.
Solução temporária via Linha de Comandos
Enquanto os engenheiros de Redmond trabalham numa correção definitiva, a Microsoft disponibilizou uma solução alternativa (workaround) para permitir que os administradores de sistemas e utilizadores afetados consigam desligar as suas máquinas.
Para contornar o bug, é necessário recorrer à Linha de Comandos (Command Prompt) e executar a seguinte instrução:
shutdown /s /t 0
Infelizmente, para quem necessita de utilizar a funcionalidade de hibernação, a empresa admite que, de momento, não existe qualquer solução alternativa. A recomendação oficial é clara: "Até que este problema seja resolvido, por favor certifique-se de que guarda todo o seu trabalho e encerre o dispositivo quando terminar, para evitar que fique sem bateria em vez de hibernar."
Outros problemas no arranque de 2026
Este não é o único contratempo a marcar o início do ano para a gigante tecnológica. A empresa está também a investigar um bug provocado pela atualização de segurança KB5074109, também de janeiro de 2026, que está a causar falhas de ligação e erros de autenticação em sessões de Ambiente de Trabalho Remoto (Remote Desktop) para Cloud PCs.
Numa nota mais positiva, a Microsoft resolveu recentemente uma outra questão conhecida que levava aplicações de segurança a sinalizar indevidamente um componente vital do sistema operativo, gerando um falso alarme que preocupou muitos administradores de IT em plataformas cliente e servidor.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!