No início deste mês, surgiram notícias sobre falhas na instalação da atualização KB5058411 para o Windows 11 24H2, acompanhadas por diversos códigos de erro. Na altura, constatou-se que o guia de suporte da própria Microsoft para estes códigos de erro se revelava pouco útil para solucionar a situação.
Embora a Microsoft não se tenha pronunciado oficialmente sobre os problemas específicos da versão 24H2, a gigante tecnológica confirmou hoje dificuldades de instalação semelhantes relativas à atualização KB5058405 para o Windows 11 22H2/23H2. Esta atualização foi disponibilizada em simultâneo com a KB5058411, como parte do Patch Tuesday de maio de 2025.
O que causa o erro 0xc0000098?
A empresa detalha que os utilizadores afetados poderão deparar-se com o código de erro hexadecimal "0xc0000098" no ecrã de recuperação do Windows, após a falha na instalação da atualização. O erro indica também que o problema está relacionado com um ficheiro de sistema corrompido, o ACPI.sys. O ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) é um componente crucial na gestão de energia do processador, controlando vários estados de energia (P-states e C-states) no Windows, com o objetivo de otimizar a eficiência do CPU.
Segundo a Microsoft, a mensagem de erro apresentada durante a recuperação poderá ser a seguinte: "O seu PC/Dispositivo precisa de ser reparado O sistema operativo não pôde ser carregado porque um ficheiro necessário está em falta ou contém erros. Ficheiro: ACPI.sys Código de erro: 0xc0000098"
Problema não é caso isolado: outros erros reportados
Para além da falha confirmada pela empresa de Redmond, utilizadores online têm vindo a reportar outros problemas, como um erro com o código "0x8007007e", partilhado no Reddit. Mais uma vez, o guia da Microsoft parece não oferecer soluções eficazes.
Quem é mais afetado e o que diz a Microsoft?
Relativamente aos problemas documentados com o erro 0xc0000098, a Microsoft acrescenta que é improvável que utilizadores domésticos se deparem com esta falha. A empresa especifica que o problema tem sido observado "principalmente em dispositivos a correr em ambientes virtuais", como Máquinas Virtuais Azure, Azure Virtual Desktops e máquinas virtuais on-premises alojadas em Citrix ou Hyper-V.
De momento, o problema encontra-se sob investigação e, como tal, ainda não foi disponibilizada qualquer solução ou contorno. Pode encontrar mais detalhes sobre este problema aqui, na página oficial do estado de funcionamento do Windows da Microsoft.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!