- Código:
"Uma cidade tecnológica, denominada Planit Valley, deverá nascer em Paredes dentro de dois a três anos. O primeiro “inquilino” é a Cisco – companhia líder mundial em redes para Internet, cujas soluções baseadas no protocolo da Internet (IP) são a base da maioria das redes empresariais, educacionais e da administração pública, assim como de operadores fixos, móveis e cabo.
Ao assinar ontem uma carta de intenções com a promotora da cidade inteligente, a Living PlanIT (empresa internacional vocacionada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis à escala urbana), a Cisco passa a ser a primeira empresa a instalar-se na futura “cidade avançada”.
A carta de Intenções prevê a instalação, no PlanIT Valley, de um Centro de Inovação Global para Sensores em Rede, focado na convergência de plataformas de computação.
A cidade tecnológica deverá ocupar uma área de cerca de 17 quilómetros quadrados, abrangendo as freguesias de Parada de Todeia, Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa. Os terrenos ainda não estão adquiridos, mas o autarca de Paredes, Celso Ferreira, diz que esse não é o obstáculo, desde logo porque já garantiu financiamento bancário, para esse efeito.
A primeira fase ocupará cerca de 40 hectares, a nascer em território de Parada de Todeia, onde será construída uma zona empresarial, residencial, comercial, e de lazer.
Esta “cidade avançada” poderá gerar “dezenas de milhares” de postos de trabalho e pretende reunir 12 mil parceiros, muitos dos quais são pequenas e médias empresas da área da tecnologia, explicou ontem ao JN Steve Lewis, presidente da empresa Living Planit, promotora da Planit Valley.
Para Celso Ferreira, ontem foi “o dia zero” de um projecto ambicionado há quatro anos. O autarca acredita que a empresa norte-americana irá arrastar dezenas de outras empresas ligadas ao sector das novas tecnologias. Já Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e da Inovação, afirmou que estão reunidas condições para o projecto ser uma realidade.
Depois da adesão de ontem da Cisco à cidade tecnológica, o próximo parceiro a anunciar esse interesse deverá ser a McLaren. “As negociações estão a correr bem e temos o processo da Mclaren adiantado. Nas próximas semanas, haverá novidades”, adiantou Celso Ferreira.
A Mclaren desenvolve sensores e tecnologia de rede, no domínio da integração de sistemas. “A Mclaren está interessada em disseminar este tipo de produtos na construção”, assegura Celso Ferreira.
Durante os próximos tempos, a Autarquia deverá anunciar a chegada de mais empresas para a cidade tecnologicamente avançada. Uma cidade que ainda não está no terreno, mas que já move paixões."
Jornal de Notícias
Para além de tecnológica, também têm ambições para que seja ecológica.
Já foram anunciadas várias parcerias com grandes das Tecnologias como a Microsoft.
Bem o que acham desta cidade?