Não sei se fez o processo correctamente, visto que a instalação de um sistema de 32 ou 64 bits é indiferente. O único problema que poderia existir seria a incompatibilidade do processador ou algum componente, principalmente em sistemas antigos.
Mas tratando-se de um portátil que já possui o Windows 8 de 64bits de fábrica não é o caso. Muito possivelmente encontra-se a realizar o procedimento de instalação incorrectamente.
Qual é exatamente o problema da instalação do SO de 64 bits? Qual é o erro?
E como se encontra a realizar a instalação?
E, para clarificar um pouco melhor, todo o problema relacionado com a alteração do sistema operativo não é devido a "limitações" ou "bloqueios". A BIOS encontrava-se configurada para utilizar o UEFI e o sistema Secure Boot, que é utilizado pelo Windows 8.
No entanto o Windows 7 não suporta ativamente o UEFI/Secure Boot, pelo que não conseguia instalar o mesmo até ter desativado o mesmo nas opções anteriores.
Quanto às drivers, se o fabricante não as fornecer, muito possivelmente não consegue. Pode ser que encontre algumas drivers modificadas, mas nem sempre funcionam e deve ter em atenção o local de origem, visto que podem ser utilizadas para fins maliciosos...
E não recomendo que mantenha o sistema sem as drivers correctas, por vários motivos...
Sinceramente, não sei qual o motivo para alterar para o Windows 7. O Windows 8 é mais atual e possui tudo (ou mais) do que existe no Windows 7. Se o W8 veio de origem, então será esse o recomendado. Pessoalmente não vejo grande sentido em alterar para um sistema desactualizado quando pode ter o sistema mais recente, sendo este mais estável e com um desempenho superior (alem de que possui o suporte da marca e as respectivas drivers certificadas).
A única vantagem que vejo em alterar para o Windows 7 seria explicitamente se o sistema não suportasse o Windows 8. Não sendo esse o caso, não faz muito sentido alterar para a versão anterior...