1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

giroscópio

 

As aplicações que necessitem de acesso ao microfone, por norma, devem explicitamente indicar as mesmas. No entanto, para o acesso ao giroscópio, não é necessário nenhuma permissão direta, tendo em conta que este não apresenta grande funcionalidade para ser explorado maliciosamente.

 

No entanto isso poderá mudar, de acordo com a descoberta realizada por investigadores da Universidade de Stanford. De acordo com os investigadores, foi descoberta uma forma de ativar o giroscópio de equipamentos Android e utilizar os sinais como um microfone.

Desta forma, o giroscópio poderá ser utilizado como um microfone “sempre ativo”, ouvindo qualquer conversação em redor do equipamento.

 

Os investigadores revelam que os componentes internos de um giroscópio são, basicamente, pequenos sensores que podem detetar as vibrações no ar entre os 80 e 250 hertz. Esta frequência é exatamente a utilizada pela voz humana, pelo que, teoricamente, os giroscópios podem detetar a mesma.

 

Este problema não afeta os equipamentos da Apple, uma vez que os giroscópios desta apenas detetam frequências abaixo de 100Hz, limitando assim a compreensão do som.

 

Apesar disso, e até ao momento, os investigadores apenas conseguiram detetar padrões de voz simples, como qual o género da pessoa e pequenas palavras, mas afirmam que especialistas em reconhecimento sonoro poderão explorar em mais detalhe estes sons.

 

A Google já respondeu a esta investigação, afirmando que os investigadores necessitam de apresentar mais detalhes sobre este problema antes que o mesmo possa ser considerada uma vulnerabilidade real.

 


 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech