A fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng anunciou uma nova parceria com a gigante tecnológica Huawei, da qual nasceu uma abordagem inovadora ao conceito de head-up display com realidade aumentada, ou AR HUD. A tecnologia promete transformar por completo a experiência de condução.
Apelidado de "Light-Chasing Panoramic Display", este sistema projeta uma série de grafismos coloridos diretamente no para-brisas, convertendo o campo de visão inteiro do condutor numa tela interativa de luz e animação.
Um ecrã de 87 polegadas no seu para-brisas
Embora os sistemas AR HUD não sejam uma novidade absoluta, com marcas como a Mercedes-Benz e a Porsche a oferecerem versões competentes nos seus modelos de topo, a proposta da Xpeng e da Huawei eleva o conceito a um novo patamar.
Numa demonstração recente na China, as duas empresas revelaram que o sistema consegue cobrir a totalidade do para-brisas. Isto equivale a um ecrã de 87 polegadas com resolução 2K, uma impressionante relação de contraste de 1.800:1 e um brilho de 12.000 nits. Vídeos do evento de lançamento mostram o sistema a funcionar em condições de mau tempo, projetando informações vitais como a velocidade, a faixa de rodagem correta e instruções de navegação iminentes por toda a extensão do vidro.
Funcionalidades avançadas mas potencialmente distrativas
De forma semelhante aos sistemas atuais, a tecnologia da Xpeng e Huawei utiliza animações coloridas para indicar direções de navegação, "pintando" linhas azuis fáceis de seguir na estrada à frente. A grande diferença é que, em vez de projetar a informação apenas à frente do condutor, o sistema da Huawei consegue estender as instruções e outros dados por todo o para-brisas, chegando até ao lado do passageiro.
Segundo a marca, o "Light-Chasing Panoramic Display" é capaz de:
- Alertar para a presença de peões a entrar na via.
- Avisar sobre mudanças de faixa de rodagem.
- Indicar a aproximação de outros veículos pelos lados e pela traseira.
- Prestar assistência em nevoeiro e outras condições meteorológicas adversas.
No entanto, os exemplos de vídeo demonstrados pareciam algo caóticos, com uma enorme quantidade de informação a ser exibida em simultâneo. A empresa defende que o sistema foi desenvolvido com base em dados de condução autónoma recolhidos ao longo de milhões de quilómetros, conforme avança o Car News China, o que sugere que foi pensado primariamente para ser usado quando o veículo assume o controlo da condução.
A Xpeng acredita que a tecnologia pode reduzir as distrações ao eliminar a necessidade de o condutor desviar o olhar para o painel de instrumentos ou para o ecrã central de infoentretenimento. Contudo, a ideia de um para-brisas coberto de informações, grafismos animados e alertas em tempo real levanta a questão se não será, por si só, uma enorme fonte de distração.
Estreia no Xpeng G7 ainda este ano
A Xpeng confirmou que este novo sistema fará a sua estreia no SUV elétrico G7, cujo preço na China será de 250.000 yuan (cerca de 30.500 euros). O lançamento está previsto para o final deste ano no mercado chinês, não existindo ainda planos para a sua comercialização noutros mercados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!